Com 40ºC, Mato Grosso do Sul lidera ranking de cidades mais quentes do Brasil
A umidade relativa do ar também está em nível preocupante
Pelo terceiro dia seguido, cidades de Mato Grosso do Sul ocupam a lista das regiões mais quentes do Brasil nas últimas 24h. Os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de quinta-feira (29) indicam que o calor chegou a 40°C.
Três Lagoas lidera o pódio, em seguida está Boa Vista, em Roraima, Maracaju (39,4°C), Água Clara (38,4°C) e Paranaíba (38,3°C). Três Lagoas também está entre os cinco municípios com menor umidade relativa do ar, com 25%, logo depois está Jardim (26%) e Rio Brilhante (26%).
O aviso da onda de calor extremo segue vigente até sábado (2), com temperaturas 5°C acima da média normal. A condição favorece o risco à saúde e incêndios florestais.
Calor predomina
Segundo a meteorologista que coordena o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes, o sol prevalece por causa da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica em médios níveis, o que inibe a formação de nuvens. Contudo, as pancadas de chuvas podem acontecer justamente devido ao aquecimento provocado por forte sol durante o dia.
"São previstas altas temperaturas em todas as regiões do Mato Grosso do Sul, com valores que podem atingir até os 40°C, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, que pode chegar a até 15%", destaca Valesca, orientando ainda a população a beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos.