Nesta semana, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de possíveis casos de dengue somente em 2024, segundo o Ministério da Saúde. Até o final do ano, é possível que esse número ultrapasse os 4 milhões. A estimativa tem deixado as autoridades públicas em alerta, e a ministra Nísia Trindade aproveitou para reiterar a importância das medidas individuais de prevenção.
Uma delas é o uso correto de repelentes tópicos - seja ele formulado com deet ou icaridina, ingredientes-chave que garantem a eficiência do produto. A SC Johnson - principal fabricante de produtos domésticos de controle de pragas do mundo, como OFF!®, Exposis® e Raid®, e mantenedora do Centro SC Johnson de Ciência de Insetos e Saúde da Família, um dos maiores centros privados de pesquisa entomológica urbana - dá dicas sobre o uso do produto.
- Todo repelente tem instruções de aplicação específicas. Portanto, consulte sempre as instruções rótulo do produto.
- É importante não aplicar os repelentes em ambientes fechados, nem em excesso - a aplicação exagerada não proporciona maior proteção ou mais duração.
- Repelentes devem ser usados sobre a pele exposta e as roupas para evitar picadas dos mosquitos - não se recomenda aplicar por baixo das roupas.
- Se você está com dengue, precisa usar o repelente para se proteger pois, ao ser picado nesse período, você pode transmitir a doença para o mosquito e torná-lo um vetor.
- Em caso de uso de filtro solar, aplique primeiro o filtro e, em seguida, o repelente.
- Evite o contato com os olhos, lábios e orelhas e não use sobre cortes, feridas ou pele irritada.
- Ao usar no rosto e pescoço, aplique primeiro nas mãos antes de passar na pele. A mesma instrução serve para o uso em crianças.
- Caso o produto entre em contato com os olhos, lave-os com água.
- Reaplique após o banho ou transpiração excessiva.
Em 2023, a SC Johnson realizou uma pesquisa exclusiva no Brasil na qual escutou 1.210 pessoas acima de 18 anos de todas as regiões do país. Os dados mostram que 81% gostariam de ter mais informações sobre doenças causadas por mosquitos e 85% dos entrevistados disseram estar sempre preocupados com esse tipo de doença. Além disso, 3 em cada 4 pessoas ficam incomodadas com a presença de insetos e 52% já tiveram uma viagem ou passeio seriamente prejudicados pela presença de mosquitos.
Outro elemento-chave das iniciativas da SC Johnson para a prevenção de doenças são as ações de educação das famílias sobre como evitar a proliferação dos mosquitos. No Brasil, o Mosquitos Awareness leva conhecimento e instruções sobre o combate a esse vetor por meio de treinamentos para agentes de transformação social em diversas instituições no Rio de aneiro, São Paulo, Ceará e Manaus. O principal intuito do programa, que também realiza a doação de repelentes, é que os participantes da capacitação sejam multiplicadores da informação em suas comunidades e ajudem a combater o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. Desde 2018, o Mosquitos Awareness já impactou mais de 25.000 pessoas, com a doação de mais de 224.000 unidades de Exposis® e OFF!®.
Prevenção por meio da educação
A SC Johnson está empenhada em educar a comunidade brasileira sobre o Aedes Aegypti para evitar a propagação dOs mosquitos. No ano passado, a empresa fez uma parceria com o Google para lançar a OFF!Cast Previsão de Mosquitos, uma plataforma que prevê a presença desses insetos em cada região, permitindo que os usuários se planejem e estejam devidamente protegidos.
Além disso, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate ao Aedes aegypti, a empresa lançou em 2023 a exposição "Aedes: Que mosquito é esse?", apresentada pelo Museu da Vida da Fiocruz em parceria com a SC Johnson e que está em cartaz no Castelo da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Por meio de recursos tecnológicos e visuais, o público pode explorar o complexo universo do mosquito em diferentes formatos. Uma das grandes atrações é a escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. A entrada é gratuita, a classificação livre e a exposição fica em cartaz até setembro deste ano.
Sobre a SC Johnson
Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin - EUA, a SC Johnson acredita que um mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie oportunidades não é apenas possível - é nossa responsabilidade.
Uma herança de inovação e decisões ousadas e transparentes é o motivo pelo qual nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas - incluindo OFF!®, Exposis®, Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®, method®, Autan®, Baygon®, Mr Músculo®, Pato®, Lysoform® e muito mais - estão em residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.
Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir o desperdício de plástico e erradicar a malária. Em todo o mundo, usamos nossos recursos para desbloquear maiores oportunidades econômicas e educacionais para pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o potencial são ilimitados.
No Brasil, a SC Johnson iniciou suas atividades em 1935, quando o líder da terceira geração, H.F. Johnson, viajou ao país para a Expedição Carnaúba, no Ceará, e entrou no mercado brasileiro em 1937. A empresa tem um escritório no Rio de Janeiro, uma fábrica em Manaus e um centro de distribuição em Cajamar, São Paulo.
Assecom: Annaclara Velasco