A PolĂcia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) emitiu um alerta nesse domingo (10) para a aplicação de um golpe no qual Ă© oferecido vagas falsas de emprego para a renomada empresa Construtora Odebrecht.
Conforme a nota à imprensa, nos Ășltimos dias uma onda de expectativa tomou conta da comunidade sul-mato-grossense com a notĂcia de que a empresa estaria abrindo vagas para novos colaboradores.
Entretanto, após a checagem em sistema policial, se constatou tratar do velho golpe da falsa vaga de trabalho. A investigação pontuou que os golpistas, utilizando-se do prestĂgio e renome da empresa, tinha o Ășnico objetivo de extorquir pessoas.
No ato, o grupo criminoso anunciava vagas fictĂcias pela cidade e, quando algum interessado buscava por mais informações, eles exigiam um valor via PIX alegando ser uma "taxa de inscrição" ou "matrĂcula" em cursos especĂficos.
Após o pagamento, as vĂtimas eram orientadas a aguardar a chegada do suposto "representante" da empresa para conduzir as entrevistas, que, na realidade, nunca ocorrem.
DenĂșncias contra a mesma pessoa e o mesmo nĂșmero de telefone jĂĄ foram registradas em Mato Grosso do Sul. "Portanto, alerta-se a população para que fique atenta e denuncie imediatamente qualquer suspeita de atividade criminosa", diz a nota.
A PolĂcia Civil ainda reforçou a importância de verificar a veracidade das informações antes de realizar qualquer transação financeira ou compartilhar dados pessoais. "Em tempos de busca por oportunidades de trabalho, Ă© crucial estar vigilante e proteger-se de golpes como este, que visam explorar a boa-fĂ© e a necessidade das pessoas", finaliza a nota.