11ª edição drive-thru acontece no estacionamento do Bioparque Pantanal a partir desta quinta-feira (14) até sábado (16); objetivo é promover descarte correto
A 11ª edição do Drive-Thru da Reciclagem acontece a partir de quinta-feira (14) até sábado (16), das 9h às 18h no estacionamento do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do resíduo e da adoção de práticas sustentáveis.
Os condutores podem entrar com o veículo e fazer o descarte correto sem descer do veículo e, durante os três dias de evento, será possível descartar materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônicos, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, entre outros.
O complexo montado para o evento também contará contará com o tradicional ambiente destinado à captação de doações. Podem ser doadas peças de roupas, calçados, alimentos não-perecíveis, material de construção e tudo que estiver em boas condições.
O material arrecadado será repassado às famílias em situação de vulnerabilidade. No evento também será possível doar ração, acessórios e medicamentos para pet.
A programação conta com uma série de atividades educativas e culturais, atrações musicais, teatro para as crianças, oficinas, ambiente de leitura e oferta de mudas de árvores frutíferas às pessoas que realizarem o descarte correto dos materiais.
Edições anteriores
Desde a primeira edição, realizada em outubro de 2020 durante a pandemia de Covid-19, já foram coletadas 45 toneladas de materiais recicláveis e mais de 1,6 bilhões de litros de água preservados.
Apenas na última edição realizada entre os dias 19 a 21 de outubro de 2023, resultou na preservação de cerca de 36 milhões de litros de água por meio do descarte correto de 75 quilos de medicamentos e 87 litros de óleo de cozinha usado.
O descarte de vidro somou 880 quilos. Entre papel e papelão, o montante somou aproximadamente uma tonelada. Já a sucata de ferro e latinhas totalizaram 125 quilos de descarte. Garrafas pet, plásticos e derivados contabilizaram 270 quilos. Entre pilhas, baterias e lâmpadas somaram-se 240 quilos de descarte.
Adubos orgânicos produzidos na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC) também foram distribuídos para quem realizou o descarte correto de materiais.