Em uma noite com centenas de pessoas na Seleta em Dourados, o governador Eduardo Riedel resolveu se posicionar sobre a conjuntura política municipal. "Não sou gato e nem caco de vidro pra ficar em cima do muro, eu tenho lado e o meu lado é do grupo do PSDB que hoje está trazendo o Marçal pra ser pré-candidato a prefeito de Dourados. E nós vamos estar ao seu lado, caminhando junto, pedindo voto se você confirmar a sua candidatura em julho", afirmou o governador diante de centenas de pessoas que lotaram a Seleta, no jardim Flórida, na noite desta sexta-feira (15), para prestigiar a filiação do empresário, radialista e advogado ao PSDB.
O ato de filiação contou com a participação de prefeitos e vereadores do partido de toda a região, além de deputados estaduais. Além de Marçal Filho, houve a filiação de lideranças e da vereadora Tânia Cristina, que deixou o PP do prefeito Alan Guedes.
Diferente do que havia comentado mais cedo, talvez por estar ao lado do prefeito Alan Guedes, quando disse à imprensa que só falaria sobre política municipal na época certa, Riedel, durante discurso de posse de Marçal Filho, falou sobre a parceria e união que mantém no PSDB, trabalho que tem garantido resultado com uma série de investimento nos 79 municípios do Estado.
"Na política andamos ao lado daqueles que a gente acredita e o Marçal está vindo pra fazer parte deste grupo. Fiquei feliz por conversar com você [Marçal] ao longo dessas últimas semanas, porque você mostrou a firmeza, maturidade necessária e o conhecimento sobre as questões de Dourados, dizendo o que precisa fazer. O caminho a ser tomado é esse que a gente quer ver, é nisso que o PSDB acredita", declarou Eduardo Riedel, que foi o último a discursar.
Governador Eduardo Riedel afirmou que caminhará com Marçal na corrida eleitoral em Dourados
Ele ainda falou da importância do grupo político e do compromisso partidário. "Estou há 23 anos no PSDB e nos 8 anos que fiquei com o Reinaldo no governo do Estado eu aprendi o que é um partido político", enfatizou. "Recebi os 79 prefeitos e mais de 850 vereadores no gabinete, independente da legenda, porque governamos para todos", completou. "Nosso partido carrega a responsabilidade fiscal como premissa e o legado do Reinaldo Azambuja foi deixar um Estado com capacidade de abraçar os 79 municípios e isso também foi possível graças ao respeito que temos com os prefeitos e vereadores, coisa que falta em muitos políticos hoje", desabafou.
O presidente da executiva estadual do PSDB, o ex-governador Reinaldo Azambuja, disse que estava vivendo um momento especial em Dourados. Ele nominou os deputados estaduais que prestigiaram o ato de filiação e destacou a parceria com o governador Eduardo Riedel. Reinaldo também destacou a presença dos 8 prefeitos e uma prefeita no ato de filiação e falou da amizade que tinha com Marçal Filho. "Marçal, você sabe o carinho que tenho por você e fazemos política desde os anos 2000, de forma que fico feliz em ter você de volta ao PSDB como o nosso pré-candidato a prefeito de Dourados", enfatizou.
Centenas de pessoas prestigiaram a filiação de Marçal Filho no PSDB
Reinaldo Azambuja disse que a pré-candidatura de Marçal Filho nasceu do pulsar das ruas porque, segundo ele, "Dourados precisa de uma gestão capaz de encontrar soluções para mudar a vida das pessoas".
A deputada estadual Lia Nogueira também discursou. Ela contou o histórico de vida, vinda da periferia e que aos poucos foi conquistando espaço no meio político. Jornalista, a bichão do MS, como é conhecida, chegou até a Câmara com intenso trabalho e depois a Assembleia Legislativa. "E estou com você, Marçal. Se você for prefeito, eu também serei lá na Assembleia, o Riedel no Governo, cada deputado que está aqui também vai ser prefeito, estaremos juntos nessa luta por Dourados", afirmou. Quem também usou da palavra foi a vereadora Tânia Cristina. Ela destacou a força e a união do PSDB e que deseja que Marçal seja o candidato para ir as urnas. "Estarei nessa luta, que não é só minha, é da população".
Ao discursar durante o ato de filiação ao PSBD e já como pré-candidato à Prefeitura de Dourados, Marçal Filho foi enfático: "Quero agradecer a Deus. Perdi as últimas eleições, não me reelegi deputado, mas Deus estava preparando algo maior, muito maior". O pré-candidato tucano falou que a esperança da população estava acabando e que ele aceitou o desafio de disputar a prefeitura para resgatar a confiança das pessoas. Ele falou que a pré-candidatura é sem volta e que deseja disputar a prefeitura.
Marçal Filho discursou como pré-candidato pelo PSDB
Um momento marcante do ato desta sexta-feira ocorreu quando Marçal Filho abonou a ficha de filiação do próprio pai ao PSDB. "Vou chamar aqui uma pessoa especial que vai se filar pela primeira vez a um partido político", anunciou. "O sonho dele era que um dia eu fosse prefeito de Dourados e ele falava muito em estar ao lado do Reinaldo e do Riedel no lançamento da minha pré-candidatura", narrou. "Agora ele está se filiando ao PSDB aos 89 anos de idade. Obrigado pai. Obrigado mãe", finalizou. Marçal Filho também anunciou a filiação da esposa Patrícia ao PSDB e antes de encerrar o discurso destacou a importância da família, pedindo, em seguida, para que todos orassem o Pai Nosso.
Marcaram presença no ato de filiação de Marçal Filho os deputados estaduais Zé Teixeira, Pedro Caravina, Mara Caseiro e Paulo Corrêa, todos do PSDB, além do estadual Antônio Vaz (Republicanos). Estiveram presentes no ato o prefeito de Itaporã, Marcos Paco; de Caarapó, André Nezzi; de Maracaju, Marcos Calderam; de Itaquiraí, Thalles Tomazelli; de Jateí, Eraldo Jorge Leite; de Glória de Dourados, Aristeu Pereira Nantes; de Naviraí, Rhaiza Matos; de Taquarussu, Clóvis José do Nascimento, além da ex-prefeita de Dourados, Délia Razuk, os vereadores Fábio Luis, Diogo Castilho, Juscelino Cabral, Rogerio Yuri, Tânia Cristina, Liandra da Saúde, Pudim, bem como ex-vereadores e secretários de Estado.