Três cidades de MS ficam entre as 10 mais quentes do Brasil

Das dez cidades mais quentes do Brasil nesta sexta-feira (15), três são de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Das dez cidades mais quentes do Brasil nesta sexta-feira (15), três são de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O destaque foi a cidade de Jardim, a 236 km da Capital, que registrou uma temperatura de 39,3ºC, sendo a segunda cidade com a maior temperatura do país.

O primeiro lugar foi Boa Vista (RR), que alcançou 40,6ºC. Em terceiro lugar no ranking, Paranapoema (PR) atingiu 39,3ºC, seguida por Marechal Cândido Rondon (PR), com 38,9ºC, que ocupa o quarto lugar. Entre a quinta e sétima posição ficaram três cidades paulistas (Valparaíso - 38,8ºC, Dracena - 38,6ºC e Rancharia - 38,4ºC). Fechando o top 10, Rio Brilhante teve registro de 38,6ºC e Três Lagoas com 38,4ºC.

Outra sete cidades ficaram entre a 11ª posição e 20ª. São elas: água Clara, Juti, Maracaju, Aquidauana, Ivinhema, Miranda e Dourados.

Campo Grande apareceu na 82ª posição com registro de 35,6ºC.

A terceira onda de calor de 2024 no Brasil começou na última segunda-feira (11) e tem previsão de seguir até fim do verão, na próxima semana. A onda de calor ocorre quando se tem uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias.

Cuidados para enfrentar o calor

Com o aumento das temperaturas, os cuidados devem ser redobrados durante os dias. A exposição desnecessária ao sol deve ser evitada e o consumo de água deve ser recorrente. Veja outras dicas abaixo:

  • Mantenha-se hidratado;
  • Evite a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h;
  • Busque abrigo em locais com sombra;
  • Use roupas leves e frescas;
  • Aplique protetor solar regularmente;
  • Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.