PMNAS

Medica denuncia falta de profissionais no Regional e MPE abre inquérito para investigar caso

O Ministério Público Estadual , por intermédio da promotoria de Justiça de Saúde Pública da Comarca de Campo Grande, abriu inquérito civil para apurar a insuficiência de médicos pediatras plantonistas no Pronto Atendimento Médico Pediátrico (PAM) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Por Midia NAS em 19/03/2024 às 08:38:32
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O Ministério Público Estadual , por intermédio da promotoria de Justiça de Saúde Pública da Comarca de Campo Grande, abriu inquérito civil para apurar a insuficiência de médicos pediatras plantonistas no Pronto Atendimento Médico Pediátrico (PAM) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

O inquérito parte de uma notícia de fato apresentada por um médica concursada no hospital. Ela relatou que faltam plantonistas na escala da pediatria do pronto atendimento desde o início da pandemia, quando muitos profissionais foram afastados ou remanejados e não retornaram ao setor.

"Há cerca de três anos, faço plantão sozinha nas sextas-feiras à noite, a cada 15 dias, onde deveria ter 2 médicos plantonistas no PAM e mais um médico plantonista no plantão hospitalar, para atender as intercorrências dos pacientes internados na ala da pediatria (23 leitos) e do Centro de tratamento oncohematologico infantil Cetohi (8 leitos)", denunciou.

A médica explica que precisa cobrir três setores diferentes sozinha, em um trabalho que deveria ser realizado por três profissionais. Para dar conta, ela se ausenta dos setores, colocando em risco os pacientes.

"Por vezes, me ausentar do pronto atendimento pediátrico para ver intercorrências nos outros setores citados, colocando em risco a vida dos pacientes e me colocando em risco de cometer alguma negligência, gerando grande desgaste físico e mental em nós médicos", detalhou.

A médica ainda informou que solicitou a resolução do problema na chefia do hospital e no Conselho Regional de Medicina, mas nada foi feito de concreto para sanar o problema. "Solicito averiguação do caso, pois não estão sendo oferecidas condições de trabalho adequado para os pediatras no HRMS", conclui.

Vistoria

A promotora Daniela Guiotti solicitou vistoria do Conseho Regional de Medicina, que constatou a falta de plantonistas na enfermaria do Hospital Regional, com escala incompleta pela falta de médico pediatra exclusivo 24h para atender às intercorrências no setor.

O hospital informou que conta com 15 (quinze) médicos pediatras concursados e 4 (quatro) contratados, além dos residentes que acompanham os atendimentos. Além disso, alegou que havendo impossibilidade de fechamento da escala por caso fortuito, sobrevém a cobertura pelo pediatra profissional do respectivo andar, razão pela qual não ocorre desassistência em nenhum dos setores da pediatria, inclusive no PAM.

Ainda segundo o hospital, foi aberto Processo Seletivo para a contratação de 17 (dezessete) pediatras, sendo que 15 (quinze) médicos foram aprovados. Quanto ao concurso público, esclareceu que foram disponibilizadas 8 (oito) vagas imediatas e que o edital do certame já foi publicado, estando em fase de inscrições.

Foto: Saul Schramm/Governo

Tags:   Geral
Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2