Dourados atingiu a marca de 40 mil vacinados contra a dengue e resta menos de dois meses para tentar aplicar a primeira dose do imunizante em 150 mil pessoas da faixa etária de 4 a 59 anos. O município é o único do país a aplicar em massa a vacina de forma gratuita.
A campanha vacinal começou no dia 3 de janeiro e a Secretaria Municipal de Saúde tem até setembro para aplicar a segunda dose. Isso porque a vacina Qdengue, de laboratório japonês, tem prazo de validade. O intervalo de aplicação entre uma imunização e outra é de 90 dias.
Embora não tenha atingido um terço do total de vacinados, o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, acredita que a atual marca já é “uma grande vitória". "Se considerarmos a população total do município, temos hoje, em cada seis, uma pessoa no caminho de proteção contra a dengue pelos próximos cinco anos. Se considerarmos a população alvo, essa proporção sobe para quase duas pessoas imunizadas em seis", disse o médico por meio da assessoria da prefeitura.
Mesmo assim, Waldno acredita que o ritmo da vacinação deve aumentar. "Nós somos o primeiro município do país a vacinar em massa. Eu acredito que as pessoas, por ser uma vacina nova, ainda estão com um certo receio, talvez uma herança da discussão sobre a vacina da covid-19. A vacina Qdenga se mostrou bastante segura em relação aos efeitos adversos que são bastante raros. Assim, muita gente que está vendo pessoas da família, vizinhos, companheiros de trabalho vacinados, pode seguir o exemplo", finaliza Waldno.