Devido a baixa procura da população pela vacina contra a dengue no país, o Ministério da Saúde solicitou aos estados a redistribuição de doses com prazo de validade até 30 de abril.
Mato Grosso do Sul é um dos que tem lote disponível para envio, segundo confirmou hoje (28) o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões. A quantidade de doses redistribuídas ainda não foi definida.
O que for encaminhado será “emprestado” e reposto pela pasta federal depois, com doses com data de vencimento mais distante, segundo prevê nota técnica do Ministério.
“Não será doação, é um remanejamento de lotes conforme disponibilidade e excesso em todo o território nacional. Quem está com um excesso e não está tendo demanda suficiente vai redistribuir as vacinas e depois receber novamente os próximos lotes do Ministério da Saúde com uma data de validade mais ampliada”, explica Simões.
Dourados é uma das cidades que possuem muitas doses de sobra. Pouco mais de 40 mil pessoas foram vacinadas contra a dengue, sendo que o município recebeu 150 mil doses. A cidade é a única do país que está fazendo vacinação em massa para pessoas de 4 a 59 anos.