VÍDEO: Prefeita de Sidrolândia desmaiou em evento do PSDB com Reinaldo na véspera do genro ser preso
Ocorrido gerou especulação sobre Vanda ter conhecimento de cumprimento de mandados contra sua gestão no dia seguinte
A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), desmaiou e precisou ser acudida pelos presentes em evento de filiação do PSDB no município. O que chama atenção foi o fato do ocorrido ser na véspera da prisão do genro, o vereador de Campo Grande, Claudinho Serra (PSDB), no contexto da Operação Tromper, que investiga suposto esquema de corrupção em licitações no município. No total, 8 pessoas foram presas nesta quarta-feira (03).
Conforme o vídeo abaixo, o presidente estadual dos tucanos, o ex-governador Reinaldo Azambuja, discursava, quando é possível ver Vanda sendo segurada por uma mulher e outras pessoas indo em direção à prefeita de Sidrolândia, para acudi-la e a colocarem em uma cadeira para que ela pudesse se recuperar.
O ocorrido gerou especulação se a prefeita realmente estar sob pressão por conta das investigações ou se ela já tinha conhecimento sobre o cumprimento de mandados no município que envolvem sua gestão.
Após a cena, Reinaldo tenta minimizar, dizendo que Vanda teria "se emocionado". "A Vanda até se emocionou e caiu a pressão dela", disse aos presentes.
Genro de Vanda, vereador de Campo Grande é preso no dia seguinte
Um dia após o desmaio de Vanda, um dos alvos de prisão foi o vereador de Campo Grande Claudinho Serra (PSDB). Ele é genro da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP). Além dele, outros sete foram presos preventivamente, incluindo servidores públicos.
O parlamentar é ex-secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia e genro da prefeita Vanda Camilo. Ele é um dos oito alvos de prisão da operação, comandada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Polícia Militar, que apura corrupção na prefeitura de Sidrolândia.
A investigação, tocada pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sidrolândia, ratificou a efetiva existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, bem como o pagamento de propina a agentes públicos municipais.
Também foi identificada nova ramificação da organização criminosa, atuante no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica. Os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 15 milhões.
Confira a lista de presos na Operação Tromper:
- Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho (Claudinho Serra);
- Carmo Name Júnior;
- Ueverton da Silva Macedo;
- Ricardo José Rocamora Alves;
- Milton Matheus Paiva Matos;
- Ana Cláudia Alves Flores;
- Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa;
- Thiago Rodrigues Alves
A operação também cumpriu 28 mandados de busca e apreensão, incluindo nos endereços dos oito réus que foram alvos de prisão.
Prefeita emite nota afirmando estar "acompanhando de perto" operação
Em nota, a Prefeitura de Sidrolândia afirmou que "A Prefeitura Municipal de Sidrolândia vem a público esclarecer sobre a Operação "Tromper", deflagrada na manhã desta quarta-feira (03/04) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS). A Prefeitura informa que está acompanhando de perto o andamento da operação e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, fornecendo todas as informações e documentos solicitados. A administração municipal reitera seu compromisso com a transparência e a lisura dos atos públicos."