Uma ação realizada na última quarta-feira (09) na praça Ary Coelho com o intuito de prevenir o câncer de boca identificou lesões suspeitas em 46 pacientes que estiveram no local. Ao todo, cerca de 220 pessoas passaram por exames clínicos e aquelas que apresentavam feridas de caráter duvidoso na boca foram encaminhadas para realizar acompanhamento.
Para a realização dos exames clínicos, equipes da Coordenadoria da Rede de Atenção Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde (CRAO), membros do Conselho Regional de Odontologia (CRO), profissionais da rede privada e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) se mobilizaram para atender a quem estivesse na praça entre 8h e 14h.
Durante a ação, os pacientes atendidos foram orientados sobre como prevenir o câncer de boca e quais são os hábitos mais comuns que favorecem o aparecimento de lesões. “O tabagismo é um dos principais fatores de risco, por isso recomendamos que, mesmo se o paciente faz uso do cigarro há muitos anos, é necessário que ele abdique deste hábito”, complementa a cirurgiã-dentista e coordenadora da CRAO, Bruna Peró.
Ao todo, cerca de 60 profissionais estiveram no local para atender à população. Os pacientes em que foram localizadas lesões sugestivas de câncer de boca, foram encaminhados às unidades de saúde próximas de suas residências ou, nos casos mais graves, ao laboratório de estomatologia da universidade federal.