Local é tombado como 'Patrimônio Histórico' nas três esferas de poder público e está abandonado há anos. Instalações serviam de abrigo para pessoas em situação de rua. O desabamento não deixou feridos. Rotunda: patrimônio de Campo Grande desaba
Parte da estrutura da Rotunda Ferroviária, em Campo Grande, desabou neste domingo (7). Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do desabamento. O teto, com estrutura de madeira, veio ao chão rapidamente. Veja o vídeo acima.
A área é considerada Patrimônio Histórico municipal, estadual e nacional e, devido ao estado de abandono, servia como abrigo para pessoas em situação de rua e dependentes químicos. Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) confirmou o desabamento e informou que não houve feridos.
Assim que souberam do desabamento, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar foram acionadas e não constataram furtos dos materiais que desabaram. Já que o local é tombado como Patrimônio Histórico em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e no Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) acionou a Polícia Federal.
Parte da "Rotunda Ferroviária" desabou.
Jorge Hokama/Arquivo pessoal
Ainda não se sabe o que levou o desabamento do local. Entretanto, a estrutura da Rotunda Ferroviária era precária e exposta facilmente às intempéries climáticas. Além da exposição, moradores da região reclamavam do abandono e do uso do local público como abrigo por usuários de drogas.
Representantes da prefeitura e a Defesa Civil foram ao local logo após o desabamento. Em nota, a prefeitura disse que "um projeto da Sectur foi aprovado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, para a elaboração de um projeto arquitetônico para a reforma de todo o complexo da Esplanada Ferroviária, e neste, está incluída a Rotunda".
O que é a Rotunda Ferroviária?
Complexo Rotunda, em Campo Grande.
David Melo/TV Morena
O Rotunda Ferroviária faz parte da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, antiga malha férrea utilizada no Brasil. O local era um ponto da ferrovia em Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, a primeira estação de passageiros foi construída em madeira e inaugurada em 1914. Para historiadores, a Rotunda Ferroviária era considerada um vestígio da arqueologia industrial ferroviária, uma item da memória cultural.
Atualmente, a Rotunda faz parte de um complexo histórico tombado nas três esferas de poder, Federal, Estadual e Municipal. O objetivo era manter uma organização social e espacial da ferrovia, porém, o local estava abandonado há anos.
Tecnicamente, rotunda é uma estrutura ferroviária utilizada para inverter a direção que uma locomotiva está seguindo. No caso de Campo Grande, era uma das únicas de pé no Brasil.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: