O Festival de Cannes divulgou nesta quinta-feira(11) a lista dos filmes escolhidos para a edição deste ano, que ocorrerá de 14 a 25 de maio. Entre os selecionados está “Motel Destino”, o novo filme de Karim Aïnouz, com Fabio Assunção no elenco. O filme, um thriller erótico, marca a sexta passagem do diretor no festival. No ano passado, ele também foi indicado ao principal prêmio com “Fireband”. Desta vez, Aïnouz concorre com nomes como Francis Ford Coppola, com “Megalopolis”, e Yórgos Lánthimos, com “Kinds of Kindness”. Além disso, obras de renomados diretores como David Cronenberg e Paul Schrader também foram selecionadas.
A edição promete ser marcada por produções politicamente engajadas, incluindo um documentário sobre Donald Trump e outro sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Uma das novidades deste ano é a introdução de um prêmio para filmes de realidade virtual, mostrando a crescente importância dessa tecnologia no mundo do cinema. Os detalhes sobre a programação completa e os horários das exibições podem ser encontrados no site oficial do evento. O festival, conhecido por atrair grandes estrelas e cineastas renomados, promete surpreender o público com uma programação inovadora. Além dos longas-metragens em competição, haverá também sessões especiais, homenagens e eventos paralelos.
Veja a lista completa de filmes do Festival de Cannes 2024:
Competição (Palma de Ouro)
- “All We Imagine As Light”, Payal Kapadia
- “Anora”, Sean Baker
- “Bird”, Andrea Arnold
- “Caught By The Tides”, Jia Zhang-ke
- “Emilia Perez”, Jacques Audiard
- “Grand Tour”, Miguel Gomes
- “Kinds of Kindness”, Yorgos Lanthimos
- “L’amour Ouf”, Gilles Lellouche
- “Limonov – The Ballad”, Kirill Serebrennikov
- “Marcello Mio”, Christophe Honoré
- “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola
- “Motel Destino”, Karim Aïnouz
- “Oh Canada”, Paul Schrader
- “Parthenope”, de Paolo Sorrentino
- “The Apprentice”, de Ali Abbasi
- “The Girl With The Needle”, Magnus Von Horn
- “The Shrouds”, David Cronenberg
- “The Substance”, Coralie Fargeat
- “Wild Diamond”, Agathe Riedinger
UM CERTO OLHAR (Un Certain Regard)
- “Armand”, de Halfdan Ullmann Tøndel
- “Black Dog”, de Guan Hu
- “L’histoire De Souleymane”, de Boris Lojkine
- “Norah”, de Tawfik Alzaidi
- “Le Royaume”, Julien Colonna
- “My Sunshine”, de Hiroshi Okuyama
- “On Becoming a Guinea Fowl”, de Rungano Nyoni
- “Santosh”, de Sandhya Suri
- “September Says”, de Ariane Labed
- “The Damned”, de Roberto Minervini
- “The Shameless”, Konstantin Bojanov
- “The Village Next to Paradise”, de Mo Harawe
- “Viet And Nam”, de Truong Minh Quý
- “Vingt Dieux!”, Louise Courvoisier
- “Who Let The Dog Bite?”, de Lætitia Dosch
FORA DE COMPETIÇÃO
- “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, de George Miller
- “Horizon, An American Saga”, de Kevin Costner
- “Rumours”, de Evan Johnson, Galen Johnson, Guy Maddin
- “She's Got No Name”, de Peter Chan
- “The Second Act”, de Quentin Dupieux — Filme de abertura
SESSÕES DE MEIA-NOITE
- “I, The Executioner”, de Seung Wan Ryoo
- “The Balconettes”, de Noémie Merlant
- “The Surfer”, de Lorcan Finnegan
- “Twilight of The Warrior Walled In”, Soi Cheang
PREMIERES DE CANNES
- “C’est Pas Moi”, de Leos Carax
- “Everybody Loves Touda”, de Nabil Ayouch
- “Le Roman de Jim”, de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu
- “Miséricorde”, de Alain Guiraudie
- “Rendez-Vous Avec Pol Pot”, Rithy Panh
- “The Matching Bang”, de Emmanuel Courcol
SESSÕES ESPECIAIS
- “Apprendre”, de Claire Simon
- “Ernest Cole, Lost And Found”, de Raoul Peck
- “Le Belle De Gaza”, de Yolande Zauberman
- “Le Fil”, de Daniel Auteuil
- “The Invasion”, de Sergei Loznitsa
*Conteúdo produzido com auxílio de IA