Panetone deixa de ser item de fim de ano e ganha prateleiras fora de época em Campo Grande

Panetone deixa de ser item de fim de ano e ganha prateleiras fora de época em Campo Grande

Foi a época em que para se comer o tradicional pão com frutas cristalizadas era necessário aguardar o fim do ano. Agora, o panetone ganha as prateleiras cada vez mais cedo nos supermercados e há comerciantes que garantem que o produto não deixa de sair dos estoques o ano inteiro.

É o que afirma o gerente de um supermercado na Avenida Júlio de Castilho. Levi Almeida, de 44 anos, diz que os panetones sempre estão disponíveis para os clientes. "Sempre tem. Não tem uma época que não tem. O pessoal está consumindo o ano todo, não tem mais dessa de comer só no fim do ano", disse.

Ele relata que o supermercado todo ano reforça o estoque para o fim do ano e que o hábito de ter o produto nas prateleiras o ano todo mudou há 3 anos. "As pessoas compram para tomar café da manhã quando passa o período de festas, fica mais em conta. Se colocar panetone [na prateleira], vende", afirma.

Nos últimos anos, a produção dos pães cristalizados fazem os produtos ficarem disponíveis até quatro meses antes da época tradicional, que é em dezembro, justamente para o e o Ano . Em 2020, por exemplo, em agosto as caixas estampadas já eram avistadas nos estabelecimentos.

Em mercado da Rua Yokohama, o gerente Gerson Cunha, garante que o panetone não é mais um produto apenas de fim do ano. "Hoje não é mais um produto sazonal. Tem dos mais baratos aos mais caros, temos a produção caseira e o que produzimos na semana, vende", relata.

A cliente, Hozana Crazino, avaliava os produtos na prateleira e disse que compra fora de época quando encontra no supermercado. "Não é nem para festa, é vontade de comer mesmo. Ele não é só festivo, a cada três meses eu sempre compro. Ou de fruta ou de chocolate", disse.