Movimento Concerto apresenta tributo a Puccini no Teatro Glauce Rocha
O Movimento Concerto promove na terça-feira, 23, uma apresentação especial em homenagem ao centenário de falecimento do compositor italiano de ópera Giacomo Puccini.
O Movimento Concerto promove na terça-feira, 23, uma apresentação especial em homenagem ao centenário de falecimento do compositor italiano de ópera Giacomo Puccini. O espetáculo tem a participação do Coro Lírico Cant'arte, de solistas e do Grupo Sonata. O evento tem entrada franca e será realizado no Teatro Glauce Rocha às 20h. A reserva de ingressos é feita na página.
Giacomo Puccini é uma figura icônica no mundo da ópera com suas melodias envolventes, personagens emocionalmente complexos e histórias realistas fizeram as obras do compositor transcender gerações. O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, comenta que o concerto terá árias e óperas cantadas, acompanhadas por piano e outros instrumentos. "O mais importante é a homenagem que estamos fazendo a Giacomo Puccini, considerado o grande renovador da ópera italiana que trouxe um novo lirismo em suas composições. A opera é drama cantado e no nosso dia-a-dia não temos mais acesso por ser uma produção cara, com cantores preparados, cenário e figurino. Então essa é uma grande oportunidade para quem simpatiza e também para quem nunca ouviu a ópera ao vivo poder assistir a um espetáculo com solistas do Coro Lírico Cant'arte, nosso grande parceiro, e músicos incríveis", ressalta.
A ópera é um gênero musical teatral que surgiu no século 16 em Florença, na Itália, e que possui cenas harmonicamente executadas e acompanhadas por instrumentos. "Para cantar ópera, se faz necessário um estudo técnico para que haja o controle perfeito da respiração, potência vocal, expressão dos sentimentos e das variações melódicas. Puccini é um expoente da ópera italiana que influenciou sua geração com suas composições elegantes e com a delicadeza em suas árias conseguiu expor a verdade no período romântico. Suas obras têm a capacidade de nos emocionar hoje", explica a preparadora e regente, Edineide Dias.
O repertório da noite terá as principais criações do homenageado. A abertura será feita pelo Coro Lírico Cant'arte e na sequência haverá a apresentação dos egressos do Curso de Música Angélica Jado, Lauane Ferraz e Antônio Coura e da estudante Kelly Holland e os tenores Eduardo Meirelles e Wellington Souza. Participam ainda as pianistas Luzmena Ferraz e Raissa Moraes e a ex-professora do Curso de Música e soprano Suely Freitas, que irá solar algumas árias das famosas óperas: La Boheme e Turandot.
O Coro Lírico Cant'arte é um dos grupos mais tradicionais de divulgação da música erudita de Campo Grande. A estudante do Curso de Música e também corista e solista Kelly Holland ingressou no Coro em 2020 a convite de outro coralistas e encontrou na ópera o seu amadurecimento musical. "Apesar de já cantar há muitos anos, foi com a preparação vocal da Edineide que começou o meu desenvolvimento, amadurecimento e potência vocal. Aulas são dinâmicas e pontuais".