Acompanhado do prefeito de Pedro Juan Caballero, Ronald Enrique Azevedo Quevedo, do presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, dos vereadores Marcelino Nunes, Anny Espínola, Kleber Ortiz, Neli bdulahad, Ricardo Torraca e Thiago Eugênio Vedana, e de várias outras autoridades, o Embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Angel Degadillo Franco, esteve visitando nesta quarta-feira (24), o Centro Tecnológico da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero.
O embaixador paraguaio disse que a visita faz parte do trabalho diplomático para consolidar as relações entre os dois países e estreitar os laços de cooperação. Ele também tratou com as autoridades brasileiras e paraguaias e com os diretores da universidade da possibilidade da construção de um hospital binacional de alta complexidade para atender pacientes do Paraguai e do Brasil e que também serviria como hospital escola para os cerca de 15 mil estudantes de Medicina das diversas faculdades da região de fronteira.
Juan Angel teve a oportunidade de conversar com diversos universitários que falaram da experiência de estudar e morar em Pedro Juan Caballero e da necessidade da construção do complexo hospitalar. Hoje a maioria dos estudantes em fase de conclusão de curso precisam buscar outras cidades paraguaias para fazer a residência médica, justamente pela falta de vagas nos hospitais da cidade.
O empresário e diretor da UCP de Pedro Juan Caballero, Carlos Bernardo estava em São Paulo em outra agenda e disse que a visita das autoridades diplomáticas na instituição mostra haver um cuidado crescente com o ensino superior no Paraguai e que a UCP vem se consolidando como uma referência no setor. "Defendemos uma educação de qualidade e a melhoria do setor de saúde pública tanto no Paraguai como no Brasil e a construção do hospital binacional é parte importante neste processo", afirmou Carlos Bernardo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, a presença das autoridades para discutir diversos temas de interesse da fronteira, mostra que a integração está cada vez mais saindo dos discursos e virando realidade. "A presença com corpo diplomático paraguaio representa um avanço nas relações e um comprometimento com os moradores da fronteira. O embaixador Juan Angel ter aceitado nosso convite para conhecer a realidade dos universitários de Medicina e conhecer as instalações da UCP é uma mostra disso. Tenho certeza de que todos saíram satisfeitos e com um novo olhar para o setor da educação superior oferecida nesta parte do país", disse Miudinho.
O prefeito de Pedro Juan Caballero RonaldAzevedo, disse ser preciso ter um olhar diferenciado para as universidades paraguaias e que com a chegada de novas instituições e com o incremento de outros cursos, a capital do Departamento de Amambay vai se consolidando como um polo universitário, gerando reflexos positivos em todos os setores da economia regional dos dois lados da fronteira.