O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul. A portaria, assinada pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Ribeiro Capobianco, foi publicada nesta segunda-feira (29), no Diário Oficial da União.
Pela portaria, consta que declaração de emergência de março a outubro para as regiões centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul; de maio a dezembro, para o Pantanal e no sudoeste do Estado.
A portaria, com abrangência nacional tem como objetivo intensificar as ações de prevenção aos incêndios em períodos críticos para cada região, mapeados para classificar emergência.
A publicação declara estado de emergência ambiental em risco de incêndios florestais nas seguintes épocas e regiões específicas:
De março a outubro de 2024:
De abril a novembro de 2024:
De junho de 2024 a janeiro de 2025:
De julho de 2024 a fevereiro de 2025:
De agosto de 2024 a março de 2025:
De Setembro de 2024 a abril de 2025:
Fogo no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Foto: CPA-CBMMS / Mairinco de Pauda
No início deste mês, o governador Eduardo Riedel (PSDB) também assinou um decreto que determina "Estado de Emergência Ambiental" em Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada levando em consideração as mudanças climáticas que afetam todo o mundo e para precaver a temporada de queimadas no estado neste ano.