Nadal ganha batalha de 3 horas, presenteia rival e pega algoz de Monteiro nas oitavas
Rafael Nadal está fazendo bonito em sua despedida do Masters 1000 de Madri, seu torneio preferido por jogar "em casa".
Rafael Nadal está fazendo bonito em sua despedida do Masters 1000 de Madri, seu torneio preferido por jogar "em casa". Nesta segunda-feira, o astro precisou de batalha de mais de três horas para superar o argentino Pedro Cachin, parciais de 6/1, 6/7 (5/7) e 6/3, vencer seu terceiro jogo na atual edição e se garantir nas oitavas de final.
O ex-número 1 do mundo, aos 37 anos, iniciou muito bem a partida e não teve trabalho para fechar o primeiro set com 6/1. Na segunda parcial, contudo, sofreu duas quebras e viu o argentino abrir 4 a 1 com o saque. Reagiu, porém, e buscou o 5 a 5. Perdeu novamente o serviço, mas novamente conseguiu e empate, salvando dois set points e aproveitando o terceiro break point para levar a decisão ao tie-break.
Foi um game desempate semelhante ao set, com o argentino novamente abrindo 4 a 1 e Nadal buscando o 5 a 5. Desta vez, com 6 a 5, entretanto, Cachin não desperdiçou a chance de igualar o placar e forçar um terceiro set.
Seria uma prova do físico de Nadal. E ele passou com louvor, quebrando três vezes e fechando com 6/3. O espanhol fechou a partida após grande troca de bolas com 40 a 30 e com golpe para fora do argentino. Vibrou como um menino, erguendo as mãos aos céus e dando soco no ar. A torcida o aplaudiu de pé.
Assim que a partida terminou, no cumprimento na rede, o argentino agradeceu ao espanhol por "realizar seu sonho" no circuito e perguntou se Nadal poderia presenteá-lo com sua camiseta ou uma toalha. O espanhol pegou uma camisa igual em sua mochila, não utilizada, e deu para o adversário, que o abraçou calorosamente.
O rival nas oitavas de final, nesta terça-feira, será o checo Jiri Lehecka, que eliminou o brasileiro Thiago Monteiro. Nadal evita prognósticos e diz apenas que "será apenas mais um dia para continuar sonhando."
Entre os principais favoritos em Madri, o cabeça de chave 1, o italiano Jannik Sinner, encarou o russo Pavel Kotov e foi logo abrindo 6 a 2, dando a impressão que se garantiria sem problemas. Mas o rival voltou melhor na parcial seguinte e teve um set point com 5 a 3. O italiano confirmou o set, devolveu a quebra, buscando o 5 a 5 e fez o rival desanimar. Com quatro pontos seguidos, o favorito fechou em 7/5.
Já o russo Daniil Medvedev, terceiro cabeça de chave, precisou de três sets e virada diante do americano Sebastian Korda. Fechou com 5/7, 7/6 (7/4) e 6/3. Nas oitavas, o adversário será Alexander Bublik, do Casaquistão, também algoz de um tenista dos EUA: fez 3/6, 7/6 (7/2) e 6/4 diante de Ben Shelton.
O norueguês Casper Ruud (cabeça 5) fez 6/2 e 6/4 sobre o britânico Cameron Norrie, que havia eliminado o brasileiro João Fonseca, e terá pela frente Felix Auger-Aliassime. O canadense passou pelo checo Jakub Mensik com 6/1, 0/1 e abandono.
COCO GAUFF É SURPREENDIDA
Na chave feminina, o resultado mais surpreendente do dia foi a queda da americana Coco Gauff, cabeça de chave 3, que perdeu o duelo com a compatriota Madison Keys em três sets: A 18ª favorita fez 7/6 (7/4), 4/6 e 6/4.
Elena Rybakina (4ª) fez 6/1 e 6/3 na checa Sara Bejlek e Ons Jabeeur (8ª) passou por Jelena Ostapenko (9ª), da Letônia, com 6/0 e 6/4).