Enfrentando longos dias sob alerta da onda de calor, Mato Grosso do Sul pode ter um breve refresco com a chegada de uma frente fria que trará queda nas temperaturas a partir da próxima segunda-feira (13). Apesar do ameno, a baixa umidade relativa do ar predomina, com índices críticos.
A região sul deve registrar as mais baixas temperaturas, como em Ponta Porã, com 12°C, segundo o ClimaTempo. Na segunda-feira, a mínima será de 14°C e a máxima não ultrapassa os 25°C. Na terça (14) e quarta-feira (15), a queda nos termômetros será mais acentuada. Na quinta-feira (16), o calor retorna com máxima de 31°C.
Portanto, em Campo Grande, o friozinho será ainda mais breve, com duração de dois dias e temperaturas amenas nas primeiras horas da manhã. Já na terça-feira, a Capital amanhece com mínima de 15°C, os termômetros não passam de 25°C. Porém, na quarta-feira, a mínima será de 16°C e a máxima de 28°C. Já na quinta, o calorão volta com máxima acima de 33°C.
Cidades que registraram as mais altas temperaturas durante a onda de calor, como Corumbá e Aquidauana, devem ter um refresco com a nova frente fria. A região terá mínima de 15 a 16°C e máximas de 24 a 27°C.
No norte e no Bolsão, Coxim e Três Lagoas não registram a passagem da frente fria com tanta intensidade. As mínimas variam de 17 a 18°C e máximas acima de 30°C.
A previsão para os próximos dias indica falta de chuvas significativas por 30 dias no Estado. A tendência meteorológica até quinta-feira (9) é de altas temperaturas e umidade relativa do ar entre 25 e 45%, favorecida pela atuação de uma alta pressão atmosférica.
Assim, o sistema meteorológico continua favorecendo o bloqueio atmosférico sobre o centro do país, inibindo a formação de nuvens e chuvas em grande escala. Aliados a este sistema, os ventos do quadrante norte intensificam o ar quente e seco.
Nos acumulados de precipitação previstos pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), não haverá chuvas até o dia 22 de maio, com exceção de chuvas pontuais em Porto Murtinho, extremo sul e sudeste do Estado.