Com três projetos e arriscando sozinho a startup de um deles, o empreendedor Rafael Arantes Bispo é um dos participantes inscritos no "Tech & Invest CG". Ele relata que o apoio do Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec- CG) foi suficiente para evitar a mudança para São Paulo, uma vez que encontrou o suporte necessário no espaço há um mês. Além disso, nesta quarta-feira (08), Rafael ainda recebeu uma mentoria especial da Darwin Startups, que é uma aceleradora voltada para investir em startups com potencial para se tornarem grandes negócios.
"Iniciei sozinho e estava tentando entender o melhor local para desenvolver os aplicativos. Acabei procurando a Prefeitura para ver se tinha alguma coisa que atendia e conheci o ParkTec. Foi bacana porque tenho três projetos em andamento e aqui no Parque estão me auxiliando nessa empreitada", disse ele enquanto aguardava a vez de receber a mentoria.
"Vou apresentar o projeto O Encanto. Como o nome diz, vem para encantar. O aplicativo vai gravar mensagens digitais dedicadas a uma pessoa de forma única. Vamos vender cartões que podem ser colocados em flores, presentes ou até mesmo no mercado corporativo. E a mensagem chegará para a pessoa, que fará a leitura do QRCode, criará um perfil na comunidade e conseguirá visualizar a mensagem. Então, criamos uma comunidade onde a pessoa começa a guardar e ter essas lembranças das mensagens que recebe ao longo dos anos. Buscamos nesse modelo que as pessoas tenham mais conexões, sejam mais surpreendidas e tenham mais alegria do que um simples presente."
Rafael também está desenvolvendo os projetos A Conta e o IA Viagens. "O IA Viagens tem a ideia de podermos fazer uma compra humanizada com o robô, então você pedirá para esse robô o que deseja. Essa conversa será bem próxima de um humano e ele lhe entregará as melhores soluções para a compra de uma passagem. Já A Conta é um aplicativo, onde o nome vem do ato de fechar qualquer tipo de serviço que você utilizou. Seja num laboratório, numa farmácia ou num restaurante. É a hora que vamos coletar uma pesquisa e entregar o relatório ao dono do estabelecimento. É ali que ele entenderá o que o cliente tem realmente de sensação sobre o serviço prestado. E, com isso, queremos que tenhamos melhores atendimentos, melhores experiências, tanto em bares quanto em restaurantes, e que o dono entenda e melhore a cada dia."
É com essa energia empolgante que as 11 startups de Campo Grande participaram o primeiro dia do "Tech & Invest CG", onde receberam uma série de mentorias, realizadas pelo representante da Darwin Startups, Murilo Domingos, no ParkTec-CG. O evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo, que ocorre no ParkTec-CG e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, até sábado (11).
Murilo Domingos explica que a ideia é fornecer recursos e apoio para Startups com o objetivo de desenvolver o ecossistema empreendedor. Ao longo do dia, os representantes das startups: CRK Biossegurança, O Encanto, Baikal Security, Damine, Therafy, Radar Eleitoral, Grupo Asher, Du Bem Sustentável, Empreendedor Especial, Alfaneo e OW Product, foram atendidos gratuitamente.
"A mentoria visa compartilhar conhecimento. Então, minha função hoje é tentar contribuir com cada uma das startups, compartilhando um pouco do que aprendemos com outros empreendedores, aprendido em nossas trajetórias, e assim contribuir com a trajetória deles aqui também", disse Domingos.
Conforme Murilo, os empreendedores devem sair com ideias para irem mais longe nos modelos de negócios e prosperarem com uma solução, que pode ser a médio e longo prazo. "A vocação da startup é nata. Ela já vem do empreendedor, então vamos tentar ajudar a transformar essa vocação e esse propósito em um negócio. No final do dia, a gente tem que transformar, trazer sustentabilidade para os negócios a partir da agregação de valor do negócio, para o mercado, para o ecossistema. Então, vamos tentar lapidar as vocações que encontrarmos para que consigamos entregar para o mercado um produto, uma solução."
Só para se ter uma ideia, atualmente existem dois programas dentro da Darwin: Aceleração Darwin Startups, que possui foco nos ramos empresariais de Fintechs, TI & Telecom e Big Data & Analytics, provendo investimentos em Startups Early Stage de até R$500 mil; e o Black Founders Fund, que fornece, em conjunto com o Google for Startups, recursos financeiros – sem qualquer contrapartida ou participação societária – e apoio prático para ajudar empreendedores negros e negras a construírem e expandirem seus negócios.
Eder Vieira, que possui a startup Vale Start Tech, enfatiza que a pretensão é atuar como um hub de negócios no setor da celulose já que é uma linha de grandes indústrias e multinacionais no interior do Estado.
"A nossa startup chama Vale StarTech, em referência a região do Vale da Celulose, que compreende Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Inocência, Água Clara. Eu já trabalho com Inovação, Tecnologia e Empresas há muito tempo e fui dirigente e executivo de grandes multinacionais, tanto na área de pesquisa e desenvolvimento de alimentos funcionais e suplementos quanto produtos do agro. Retornei para Campo Grande no início da pandemia e agora preciso estabelecer um novo negócio. Comecei a analisar como que está o mercado local, e quais são as direções que a economia do Estado está tomando. Então, percebi que temos duas linhas bem acentuadas para a área econômica: investimento em celulose, que é um aporte de capital de grandes indústrias, e a outra linha de atuação é a Rota Bioceânica, cujo estou fazendo estudos. O estarte do negócio e que está mais maduro agora é o projeto para atuar como um hub de negócios na área do Vale da Celulose, orientando principalmente os empreendedores locais a como aproveitarem essa oportunidade de mercado", destaca.
Eder acrescenta que a aposta de capital está sendo feita nessas grandes empresas de celulose, para não perder espaço para investidores que vêm de fora atuando no mercado local e, ao mesmo tempo, estabelecendo o negócio no ramo de consultoria de projetos, de análises e atuando também como uma aceleradora. "Queremos focar o hub como uma forma de orientar os empreendedores locais a como buscarem também capital junto ao Estado. E seja qual seja a origem desse dinheiro, que haja o investimento nessas cidades, pois o propósito também é empreender efetivamente".
Cesar Pires, gestor de marketing e dono da startup Ow Data Growth, enfatiza que a ideia surgiu numa fusão entre ele e a sócia, que é engenheira de produtos.
"Nós operávamos em um e-commerce e quando ela entrou para assumir a gestão de produtos, aconteceram duas coisas, diminuiu o meu investimento em marketing e aumentou o faturamento com as indicações que ela fez. Aí falei, opa, tem um negócio em vista aí, que é a inteligência de gestão de produtos alocada no marketing. Então montamos uma agência de performance baseada na gestão de produtos e agora temos aprimorado, pois é possível ter mais assertividade na compra e no investimento em marketing. Isso vai virar um software, para conseguirmos escalar e aumentar o mercado. A gestão de produtos é um caminho que funciona dentro de todas as empresas que precisam comprar estoque e gerir. Esse gerenciamento bem feito, promove um aumento de faturamento e também redução do desperdício. Daí vem a construção do Ow Data Growth.
Dona da startup Radar Eleitoral, Ana Paula Eloy conta que a ideia surgiu de uma oportunidade e de uma necessidade de auditoria de propagandas, já que em período eleitoral, esse produto que a startup desenvolveu sana bem essa demanda.
"A Radar Eleitoral surgiu de uma necessidade em que durante o período eleitoral todos os candidatos precisam estar acompanhando todas as inserções e os programas eleitorais gratuitos. Esse sistema disponibiliza todas essas inserções de rádio e de TV. Esses programas eleitorais, tanto para o candidato quanto de todos os seus adversários aparece para que ele acompanhe se realmente todas as propagandas estão sendo veiculadas e o conteúdo dessas propagandas. Além disso, eles usam para recurso jurídico quando tem algum conteúdo de inverdade, algum conteúdo que seja agressivo verbalmente ou moralmente. Então, o escritório jurídico entra com recurso pedindo de direito de resposta. Essa é a primeira finalidade. Também é uma estratégia de marketing mesmo, desenhar através do que o adversário está falando, desenhar a estratégia do que melhor encaixa durante o período eleitoral. Além de rádio e TV, a gente também faz a busca de palavras-chaves nas redes sociais para trazer as informações e minerar todas elas."
O coordenador do Parque Tecnológico, Deivid Machado, cita que a programação de hoje será um sucesso, já que será focada nas startups campo-grandenses e no fomento de negócios locais.
"A Darwin Startup de Florianópolis está junto com o pessoal da B3 Bolsa de Valores do Brasil, realizando essas mentorias para as startups do nosso município. As inscrições foram abertas e ocorreram gratuitamente para os negócios que já estão com algum ritmo no mercado. Ao final dessas mentorias, as startups sairão do ParkTec com uma solução ou planejamento melhor para o ramo do negócio. A Darwin vem justamente para acelerar essas startups que estão tão incubadas e querendo mostrar para o mercado que elas existem e que o produto delas é bom."
A prefeita Adriane destaca que o Parque Tecnológico está cumprindo seu papel com galhardia, já que o investimento realizado pela Prefeitura reflete em desenvolvimento econômico. "O ParkTec é um lugar que fomenta economia, fomenta desenvolvimento. E o 'Tech e Invest CG' vem para somar, transformando esses negócios, dando luz a essas startups e plantando a semente do empreendedorismo, que tem como consequência resultados positivos na economia de Campo Grande e do Estado."
Tech & Invest CG
O "Tech & Invest CG", evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo, ocorre em Campo Grande entre os dias 8 e 11 de maio e as inscrições estão abertas por meio do link: https://protagonistas-do-futuro.github.io/SitePDF/home/.
O evento é promovido pelo Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec CG), B3 Bolsa do Brasil, Universidade Federal de MS e Darwin Startups, e tem como objetivo fomentar o ecossistema desse ramo de atividade no Mato Grosso do Sul.
O evento é gratuito, presencial e aberto a toda a comunidade. A organização é realizada por alunos do projeto "Protagonistas do Futuro" da UFMS e em conjunto com os demais parceiros.
Nos dias 8 e 9 de maio serão conduzidas atividades direcionadas para startups: mentorias para empreendedores, palestras sobre aceleração, captação de investimento e temas da área de tecnologia para impulsionar negócios.
Já nos dias 10 e 11 de maio será realizado o evento "Be T3ch" na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul UFMS. Integrou-se à SEDEP – Semana de Desenvolvimento Profissional, a ocasião envolverá palestras e uma roda de conversa com os membros da empresa B3 – A bolsa do Brasil. Abordando os principais tópicos da área de tecnologia: inteligência artificial, ciência de dados, engenharia de software e inovação. Além da parte técnica, também será um momento para conhecer mais o lado pessoal desses profissionais: suas trajetórias e tomadas de decisão no mundo de negócios.
Programação:
Quarta-Feira, 8 de maio – Mentorias para Startups, no Parque Tecnológico de Campo Grande Parktec CG Data: 8 de Maio.
Quinta-feira, 9 de maio – Palestras de Empreendedorismo e Tecnologia, no Parque Tecnológico de Campo Grande Parktec CG Data.
Local: Parque Tecnológico de Campo Grande PARKTEC CG, Av. Rachid Neder, 760 – Monte Castelo.
Be T3ch
Sexta-feira, dia 10 de maio – Roda de Conversa: Carreiras em TI, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Cidade Universitária.
Sábado, dia 11 de maio – Palestras de TI, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Cidade Universitária Data: 11 de Maio.
Local: Complexo Multiuso 1, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Cidade Universitária (em frente ao Restaurante Universitário). Av. Costa e Silva Pioneiros.
Dúvidas do evento via e-mail: [email protected]
As inscrições podem ser realizadas através do site: https://protagonistas-do-futuro.github.io/SitePDF/home/.