As tempestades e as fortes chuvas devem voltar a atingir o Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina a partir desta sexta-feira e no fim de semana.
Um comunicado conjunto do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais, o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais e o Instituto Nacional de Meteorologia, detalhou os riscos de inundações e de deslizamentos de terra na região.
De acordo com a nota técnica, as chuvas serão intensas, podendo superar os 150 mm, a partir desta sexta feira, nas regiões centrais e oeste do Rio Grande do Sul, incluindo aqui a região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, a mudança na direção dos ventos vai dificultar o escoamento das águas da Lagoa dos Patos ao oceano. Dessa forma, há previsão de que o nível das águas do Lago Guaíba e dos Patos, que vinha baixando nos últimos dias fique estável no fim de semana, com alguma possibilidade de elevação.
Na região Nordeste do Rio Grande do Sul, onde fica a Serra Gaúcha e na fronteira com Santa Catarina, os órgãos de monitoramento meteorológico destacam a alta possibilidade de deslizamentos e quedas de barreiras nas estradas da região. Por isso é importante, se possível, evitar de transitar por essas rodovias nos próximos dias.
O governo do Rio Grande do Sul também emitiu alerta para rompimento de 6 barragens, 3 delas em Bento Gonçalves, outras em Putinga, São Martinho da Serra e São José do Herval. Ainda de acordo com o governo do estado, as ações de resposta a esses riscos já estão em andamento.
Para os moradores no Rio Grande do Sul, a orientação da defesa civil é para que as pessoas se inscrevam nos alertas mandando SMS para o 40199 ou enviando mensagem de whatsapp no 51 2034-4611 para que fiquem atualizadas sobre os alertas meteorológicos de sua região.