Com investimentos de R$ 15 bilhões, empresa de celulose obtém licença para fábrica em Inocência
Previsão é que 12 mil pessoas trabalhem no pico das obras do complexo
A Arauco, multinacional no ramo de celulose, obteve do Governo do Estado, nesta sexta-feira (10), a licença para instalação de uma fábrica em Inocência, a 333 km de Campo Grande. O investimento no complexo do Projeto Sucuriú está estimado em R$ 15 bilhões.
Com o documento, a empresa chilena fica autorizada a iniciar o serviço de terraplanagem, previsto para iniciar em julho. A fábrica deve começar a operar no primeiro trimestre de 2028 no município com atuais 8.404 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022.
A previsão é que a unidade tenha a capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose ao ano. Outra expectativa é que cerca de 12 mil trabalhadores atuem no pico das obras de construção da fábrica. Em operação, devem ser criados 500 empregos.
Em contrapartida, o Governo de Mato Grosso do Sul planeja investir na construção de um acesso rodoviário à fábrica, pela MS-377, além da instalação de terceira faixa em pontos estratégicos da mesma rodovia.
A MS-316 deve receber 38 quilômetros de pavimentação, entre Inocência e Paraíso das Águas. No PEOT (Plano Estratégico de Organização de Territorial) também está prevista a construção de um aeroporto.