Genuinamente campo-grandense, a startup Alfaneo Inteligência Artificial está entre as 913 selecionadas para participar do evento nacional Startup Summit 2024. Junto dela, outras 14 startups campo-grandenses completam a lista das 20 selecionadas sul-mato-grossenses para o prêmio. O evento tem como objetivo garantir que startups de todas as origens tenham igualdade de oportunidades para crescer e transformar o cenário do empreendedorismo com diversidade e inovação.
Com uma solução totalmente inovadora, a startup já está revolucionando o mercado com a entrega de um produto, que poderia dizer é o "GPT das Petições". O produto que começou usando a Inteligência Artificial Generativa como um buscador de jurisprudência para facilitar o dia a dia dos advogados aos poucos foi melhorando as entregas e se transformou em um gerador de petições on-line.
CEO da Afaneo Inteligência Artificial, o mestre em computação Charles Felipe Oliveira Viegas, conta que a solução começou a ser desenvolvida em 2019 a partir de editais públicos. "A gente participou de quatro concursos que impulsionaram o início do negócio. Somos uma empresa que nasceu do incentivo público", explica.
Apesar de no início, ele e o sócio Renato Porfírio Ishii, que é doutor em computação, não terem o objeto muito bem definido, o próprio projeto foi pivotando e levando para a solução encontrada. "A cada edital fomos propondo soluções para os problemas encontrados. Desde o início sabíamos que queríamos a área jurídica. Enxergamos uma dor e fomos lapidando a ideia até que desenvolvemos a AlfaNeo", conclui.
A solução entregue é tanto para quem está reclamando, quanto para quem está defendendo, com o acesso às informações de forma fácil e rápida, já que a ferramenta reúne jurisprudência dos tribunais superiores e dos tribunais de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
Para crescer o negócio, a startup participou no mês passado de uma mentoria individual com a Darwin Startups – eleita por quatro anos consecutivos pela Startup Awards, da ABS Startups, como a melhor aceleradora do Brasil (2018 e 2021). A mentoria aconteceu no ParkTec CG durante o evento "Tech & Invest CG", promovido pela Prefeitura de Campo Grande. A organização foi realizada pelo Parque Tecnológico de Campo Grande, em conjunto com os alunos do projeto "Protagonistas do Futuro" da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com a B3 Bolsa do Brasil e a Darwin Startups.
Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, a construção de conexões entre instituições e órgãos públicos são essenciais para criar um ecossistema propício ao desenvolvimento.
"A trajetória da Alfaneo demonstra como a combinação de inovação tecnológica e o espírito empreendedor pode criar soluções que não apenas atendem demandas existentes, mas também abrem novas possibilidades para o futuro do setor. A participação em mentorias e eventos, como o Tech & Invest CG, que aconteceu no ParkTec CG, evidencia a importância do apoio e da troca de conhecimentos para o crescimento sustentável e diversificado de startups não só no Mato Grosso do Sul como no Brasil", conclui.