Iniciou-se na noite desta quarta-feira (26) operação contra "gatos" de internet e telefonia em Campo Grande. A Concessionária Energisa, com apoio da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e Garras (Delegacia de Repressão de Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), começou a retirar cabos ilegais de telefonia das redes em postes da Rua Joaquim Murtinho e Rui Barbosa, na região central.
Além disso, segundo a empresa, existe o risco, principalmente para motociclistas, em relação a cabos ilegais soltos em vias públicas. Ainda conforme a concessionária, já foram mapeados mais de dois mil pontos de instalações clandestinas. Além disso, segundo a Energisa, 164 operadoras já foram notificadas para a regularização de funcionamento.
"Estamos atendendo uma demanda da população que é a questão de segurança, hoje há muitos cabos quebrados na cidade, são cabos caídos no chão, muitos problemas, principalmente com motociclistas, motoentregadores, com a população também que está andando na rua e a segurança fica comprometida", disse o diretor técnico comercial da concessionária, Paulo Roberto dos Santos
"Muitas operadoras de internet operam na clandestinidade e utilizam estes postes, as nossas estruturas sem os requisitos mínimos das normas de segurança. A operação vem a atender ao clamor da população. O objetivo aqui hoje é, os cabos que não estão identificados, clandestinos, serão suprimidos da nossa rede, cabos que estão quebrados, largados, abandonados, serão suprimidos da rede", finaliza o diretor técnico comercial.
Operação começou na região central de Campo Grande
Ação conta com apoio da Polícia Civil