O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou a lista de 100 Cabeças do Congresso Nacional e, pelo segundo ano consecutivo, apenas a senadora Tereza Cristina (PP) representa Mato Grosso do Sul na premiação.
A tradicional lista, divulgada anualmente desde 1994, indica aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercicio de todas ou algumas qualidades e habilidades, que acabam levando ao protagonismo no processo legislativo.
Entre os critérios , a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estão (estavam) no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, especialmente o 1º trimestre de 2024.
A relação de 2024 inclui 69 deputados e 31 senadores. Desses, 24% são novos em relação aos “Cabeças de 2023. Dos 24 novos, 17 são deputados e 7 senadores.
A senadora também foi a única do Estado na lista dos 100 influentes no ano passado. Na ocasião, teve a companhia de Beto Pereira (PSDB), classificado entre os 50 em ascenção.
cabecas_2024_resumo_imprensa_diapBaixarfoto: reprodução/rede social