Extremos: Semana terá noites frias e dias quentes em MS, com temperaturas entre 12ºC e 34ºC

A previsão da semana confirma o prognóstico do inverno para Mato Grosso do Sul, que terá grande variação nas temperaturas

Tempo (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Tempo (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

A previsão da semana confirma o prognóstico do inverno para Mato Grosso do Sul. Entre segunda (1º) e quinta-feira (4), as temperaturas indicam que os dias serão quentes e as noites ficarão mais geladas, conforme mostram os dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado).

Desse modo, a previsão indica temperaturas mínimas entre 12-17°C e máximas entre 29-32°C para as regiões sul e sudeste de MS. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 17-20°C e máximas entre 29-31°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste, espera-se mínimas entre 16-21°C e máximas entre 32-34°C. Enquanto para as regiões norte, leste e bolsão esperam-se mínimas entre 16-19°C e máximas entre 31-34°C.

Com relação à umidade relativa do ar, a previsão indica baixos valores, entre 15-30%, que representam riscos à saúde. Inclusive, nesta segunda, há um alerta de perigo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para região leste de MS.

Prognóstico de inverno

O inverno começou oficialmente no dia 19 de junho, mas a estação mais fria do ano deve sentir os impactos das mudanças climáticas. Em Mato Grosso do Sul, a previsão aponta para dias mais quentes do que a média, aliado à estiagem severa e a consequente alta possibilidade de incêndios florestais.

As principais características do inverno são os dias mais frios, com pouca chuva e mais curtos, com amanhecer mais tarde e anoitecer mais cedo. Porém, assim como as estações vivenciadas recentemente, o inverno também deve ser bem atípico no Estado.

Além disso, o fenômeno La Niña deve vigorar nesse trimestre que começa. A La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do oceano Pacífico, que gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica que impactam nas chuvas. A atuação do fenômeno pode favorecer as massas de ar frio, mas não é a única forçante climática que determina as condições gerais do clima.

Extremos entre as regiões no fim de semana

A região leste de Mato Grosso do Sul também tem passado por dias mais quentes do que as demais localidades do Estado.

Durante o fim de semana, os municípios ao leste registraram as maiores temperaturas de MS, com máximas entre 30°C e 33°C, ficando em contraponto com as cidades centrais e ao sul, que tiveram chuvas isoladas e as menores temperaturas do Estado, com mínima de 1°C.