Projeto Dourados + Verde começa com mudas de árvores plantadas no Parque do Lago
O Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) abriu o projeto "Dourados + Verde", com objetivo de aumentar a cobertura vegetal e proteger os recursos hídricos em áreas urbanas do município, além de promover o desenvolvimento sustentável.
O Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) abriu o projeto "Dourados + Verde", com objetivo de aumentar a cobertura vegetal e proteger os recursos hídricos em áreas urbanas do município, além de promover o desenvolvimento sustentável. Para marcar o início, foram plantadas 150 mudas de árvores diversas em dois parques da cidade.
Com participação de alunos da EM Weimar Gonçalves Torres, o Parque Antenor Martins recebeu 135 novas mudas em locais previamente escolhidos para melhorar a distribuição de árvores no espaço. Outras 15 mudas foram plantadas na Praça da Juventude, no Parque das Nações.
O projeto "Dourados + Verde" tem neste ano mais cinco ações de plantio programadas, uma por mês. A próxima acontece no Parque Arnulpho Fioravanti, entre os dias 22 e 27 de julho. Na última semana de agosto, a ação acontece no Parque Rego D"Água. Entre os dias 23 e 28 de setembro, o plantio será no bairro Canaã IV. As duas últimas ações, no fim de outubro e no fim de novembro, acontecem em duas vias públicas que ainda não foram definidas.
Segundo o diretor-presidente do Imam, Ademar Roque Zanatta, a escolha das árvores plantadas não foi aleatória. "Cada etapa está sendo cuidadosamente planejada conforme recomendações técnicas, com indicação das espécies apropriadas para cada local, o que deve garantir o sucesso do plantio e o crescimento saudável das mudas", explica.
Segundo o Plano Diretor de Arborização de Dourados, foram identificados bairros com déficit arbóreo significativo. Além disso, o plano destaca também a importância de aumentar a diversidade de espécies e envolver a comunidade, principalmente a escolar, na execução das ações.