Programa Qualifica Mulher oferece capacitação sobre educação financeira

Programa Qualifica Mulher oferece capacitação sobre educação financeira

Casa Civil

Para incentivar a autonomia econômica e o espírito empreendedor das brasileiras, foi realizada mais uma edição da oficina “Educação Financeira – O Caminho das Contas”. Trata-se de uma ação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e da Caixa Econômica como parte do projeto “Qualifica Mulher”. O workshop aconteceu na última semana no Distrito Federal para mais de 70 pessoas.

Como parte do projeto “Qualifica Mulher”, a iniciativa visa ensinar mulheres a traçar o caminho das contas: definir o mapa do comportamento, organizar as finanças, planejar o futuro e entender como funcionam os serviços bancários. Uma das principais lições repassadas diz respeito ao equilíbrio na hora de fazer compras.

“Enxerguei nesse curso a oportunidade de aprender mais sobre finanças, já que eu busco ser uma empresária de sucesso”, relatou uma das participantes da oficina, Lilian Porto, de 30 anos. “Pude aprender aqui sobre a importância do mapa das finanças para alcançar os nossos objetivos. Entendi que nós temos que sonhar, mas os sonhos precisam estar organizados no papel para serem alcançados”. Lílian vende sapatos há três anos e pretende abrir a própria empresa.

Qualifica Mulher

O Qualifica Mulher, instituído pela Portaria n° 3.175/20, tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. “O objetivo é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explicou o coordenador da oficina, Jhonatan Araújo.

Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.

Saiba mais sobre o  Qualifica Mulher

Com informações do MMFDH