PMNAS

Mais da metade dos brasileiros tem expectativa que o país vai melhor até final de 2024, diz pesquisa

Mais da metade dos brasileiros acredita que o Brasil ficará melhor até o final de 2024, apesar da queda do índice estar em queda nos últimos meses, segundo a pesquisa Radar, feita pela Febraban.

Por Midia NAS em 13/07/2024 às 17:21:10
Foto: CNN Brasil

Foto: CNN Brasil

Mais da metade dos brasileiros acredita que o Brasil ficará melhor até o final de 2024, apesar da queda do índice estar em queda nos últimos meses, segundo a pesquisa Radar, feita pela Febraban.

O otimismo com o desempenho do país foi correspondido por 55% dos entrevistados. Este é o menor índice registrado este ano pela entidade. Nos levantamentos de fevereiro e abril, os valores correspondiam a 57% e 56%, respectivamente.

Enquanto isso, 23% acreditam que o país deve ficar igual e 21% manifestam pessimismo sobre o cenário futuro. 

Na comparação deste ano com 2023, 46% dos brasileiros acham que o país melhorou, enquanto 31% disseram que consideram igual e 23% avaliam que o Brasil piorou.

Inflação

O levantamento aponta ainda que 73% dos brasileiros avaliam que os preços dos produtos aumentaram ou aumentaram muito em comparação com os últimos seis meses.

A percepção negativa sobre a inflação mostrou elevação ao longo das pesquisas Febraban divulgadas neste ano. Em fevereiro, o número era de 67%, e chegou a 70% em abril.

Enquanto isso, só 8% da população acredita que os preços diminuíram. Este é o menor percentual registrado este ano no recorte. 

Sobre o futuro dos preços, 59% dos brasileiros acreditam que deve haver alta inflacionária nos próximos seis meses. Em abril, eram 57%.

Endividamento 

Segundo a pesquisa, 38% dos brasileiros acreditam que estarão menos endividados no final do ano. O número é maior entre jovens de 18 a 24 anos, chegando a 43%. 

Enquanto isso, 36% da população não vê perspectiva de alteração no endividamento e 23% acham que estarão mais endividados em dezembro de 2024 em comparação com o ano anterior.

PIX

A aprovação do PIX pelos brasileiros se mantém em índices muito elevados. Em abril de 2023, essa forma de pagamento contava com a aprovação de 89% da população; em julho deste ano, 95% têm opinião favorável.

Há um ano 77% da população declaravam utilizar o sistema, enquanto desde o início deste ano esse volume permanece em 92%. Atualmente, apenas 8% dos brasileiros dizem não ter adotado o PIX, enquanto em abril de 2023 eram 22%.

O PIX mantém-se na melhor colocação quando os entrevistados são estimulados a avaliar os principais meios de pagamento ou transferência disponíveis no mercado. O PIX obteve nota 9,0. Dentre os meios avaliados, o cartão de débito e a TED oscilaram positivamente, mas mantendo suas posições, com notas, respectivamente, 8,4 e 6,4. Em seguida, o cartão de crédito obtém nota 7,9; e o tradicional cheque bancário tem nota 4,3.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2