O desmatamento nas unidades de conservação da Amazônia Legal fechou o primeiro semestre de 2024 com a menor derrubada nos últimos dez anos. Foram 93 km² desmatados, uma queda de 18% quando comparado com o mesmo período de 2023, quando foram desmatados 114 km².
As terras indígenas localizadas na região amazônica também tiveram uma redução na destruição florestal no primeiro semestre, com 15 km² derrubados, a menor área registrada desde 2016.
Os números são do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. A pesquisadora do Instituto, Larissa Amorin destaca que é preciso avançar com ações ambientais de proteção para outras áreas da floresta.
Ainda segundo o Instituto, o Bioma Amazônia como um todo tem no acumulado do primeiro semestre deste ano a menor área desmatada desde 2017, com 1.220 km². Quando comparada com o ano anterior, a diminuição chega a aproximadamente 36%. Mesmo reforçando a tendência de queda, o número ainda representa 670 campos de futebol devastados por dia.