PMNAS

Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitos de desviarem R$ 8 milhões da Apae

Ex-coordenador da Apae direcionava compras da entidade para empresa fictĂ­cias criadas por ele

Por Midia NAS em 31/07/2024 às 12:21:40
(Divulgação)

(Divulgação)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), deflagrou nesta quarta-feira (31) a Operação Oscurità, cumprindo seis mandados de busca e apreensão em Campo Grande e Camapuã.

A investigação conduzida pela 29ÂȘ Promotoria de Justiça do Patrimônio PĂșblico e Social de Campo Grande, com o apoio do GECOC, foi iniciada diante da descoberta de um esquema criado para desvio do dinheiro pĂșblico repassado pelo Estado de Mato Grosso do Sul à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campo Grande, em razão de convĂȘnios firmados para o atendimento de pacientes ostomizados.

Conforme divulgado pelo MPMS, foi apurado que desde o ano de 2021, o ex-coordenador do Centro Especializado em Reabilitação da APAE direcionava as compras realizadas pela entidade, com dinheiro pĂșblico, para empresas fictĂ­cias criadas por ele mesmo, em nome de terceira pessoa, meio pelo qual desviou em seu benefĂ­cio particular um total apurado de R$ 8.066.745,25.

Ainda segundo as informações divulgadas, a investigação contou com a colaboração da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campo Grande e seu setor de compliance. Segundo tambĂ©m levantou a Associação, após o afastamento do investigado, foi registrada uma substancial redução nos custos das compras de produtos antes realizadas pelo ex-coordenador.

Este ex-coordenador tambĂ©m foi denunciado pelo crime de corrupção passiva, cuja denĂșncia foi recebida pelo Poder JudiciĂĄrio em 28 de junho de 2024. O termo Oscurità, do italiano, significa obscuridade, adotado diante da pretensão do investigado de obter cidadania italiana e mudar-se, "pedido formalizado após os desvios milionĂĄrios que vitimaram o Estado e a APAE de Campo Grande", divulgou 29ÂȘ Promotoria de Justiça do Patrimônio PĂșblico e Social de Campo Grande.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

ComentĂĄrios

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2