A promotora do MinistĂ©rio PĂșblico Estadual, Lia Paim, abriu dois procedimentos preparatórios para investigar denĂșncias de irregularidades no MunicĂpio de Porto Murtinho, administrado por Nelson Cintra (PSDB).
O primeiro procedimento tem por finalidade apurar informações sobre possĂveis irregularidades e ilegalidades em procedimento de doação de unidades habitacionais pelo Poder Executivo de Porto Murtinho-MS".
Segundo denĂșncia, em uma entrevista a um programa de rĂĄdio, o prefeito teria declarado que beneficiou uma moradora com uma casa popular. O prefeito nega, alegando que a declaração foi desvirtuada, visto que gostaria de dizer que, enquanto prefeito não se utilizou de suas posições para excluir a esposa de um morador na seleção de casas de programas habitacionais, mesmo sofrendo "perseguições injustas e inverĂdicas" do morador.
Um segundo inquĂ©rito tem por objetivo apurar possĂvel utilização ilegal de verbas e veĂculos oficiais do MunicĂpio de Porto Murtinho, para fins particulares, por parte de servidores pĂșblicos e seus familiares.
Este segundo inquĂ©rito foi colocado em sigilo pela promotora, ainda que informe, na publicação do diĂĄrio oficial, que o processo estĂĄ disponĂvel no site do MPE.
O deputado Zeca do PT jĂĄ fez diversas denĂșncias contra Nelson Cintra na Assembleia Legislativa. Ele chegou a ameaçar denunciar a promotoria do MunicĂpio no Conselho Nacional do MinistĂ©rio PĂșblico. "InconcebĂvel que em pleno processo democrĂĄtico, um delegado de polĂcia e um promotor tenham comportamento de subestimar denĂșncias e arquivar com todas provas apresentadas. Da entendimento de que tem uma grande maracutaia por trĂĄs disso", declarou, na ocasião.
Em uma das denĂșncias, o deputado relatou possĂvel uso de serviço pĂșblico para benefĂcio próprio. Em uma das ocasiões, contou que uma empreiteira contratada atravĂ©s de licitação para realizar serviços nas vias pĂșblicas da cidade estaria realizando serviços em uma propriedade particular na região central da cidade, que seria do Prefeito Nelson Cintra.
"Em vĂdeos gravados por um vereador de Porto Murtinho (Assista abaixo), Sr. Helton Atelle, pode-se observar que caminhões e mĂĄquinas que deveriam ser utilizados apenas para o trabalho de drenagem e recapeamento em ruas da cidade, estão, de fato, fazendo serviço de aterramento em uma propriedade privada, com cascalho e asfalto moĂdo retirados das vias pĂșblicas, o que gerou extrema indignação na população murtinhese, que sofre todos os dias com as condições precĂĄrias de diversas vias em todos os bairros e no centro da cidade", declarou o deputado na ocasião.