Com o programa Novembro Azul Dr. Jamal leva atendimento a bairros da Capital e do interior de MS
O trabalho orientação e prevenção ao câncer de próstata desenvolvido pelo médico urologista Dr. Jamal Salém beneficiou na semana passada centenas de moradores da Capital. O programa também foi levado ao município de Inocência, localizado na região do Bolsão, a cerca de 325 km de Campo Grande.
Dr. Jamal que também é vereador pelo MDB, começou a semana, segunda-feira, dia 14, proferindo uma palestra sobre a Saúde do Homem, no Posto Rodobelo, localizado o Bairro Maria Aparecida Pedrossian, zona Leste de Campo Grande.
A palestra, realizada logo no início da manhã, constou de orientações sobre a importância de se prevenir o câncer de próstata, o que é feito por meio de exame de sangue, denominado PSA, ou pelo exame de toque retal, que ainda é o mais confiável, segundo a literatura médica.
Na quarta-feira, 16, no período da manhã, foi a vez dos moradores do Conjunto José Abrão serem visitados pelo Programa Novembro com as orientações sendo repassadas aos presentes pelo Dr. Jamal e o Dr. Marcos. No período da tarde Dr. Jamal esteve na Rua Cascais, no Jardim Botafogo apresentando a palestra e oferecendo atendimento preventivo e curativo aos participantes da palestra.
O ciclo de visitas da quarta-feira foi concluído no começo da note no Bairro Cophavilla II, na zona Sul de Campo Grande, onde Dr. Jamal, mais uma vez acompanhado do Dr. Marcos, levou orientação e atendimento aos moradores do bairro.
Na sexta-feira, a equipe liderada por Dr. Jamal se deslocou até o Bairro Mata do Jacinto onde, no começo da manhã, os moradores foram contemplados com palestras esclarecedoras e atendimento médico, fechando a semana do Programa Novembro Azul no município de Campo Grande.
INTERIOR – No começo da tarde de sexta-feira o médico Dr. Jamal e sua equipe viajaram até Ribas do Rio Pardo, cidade localizada a 95 km de Campo Grande, onde pelo menos 50 moradores foram contemplados com as palestras do “Novembro Azul” e orientação e atendimento médico a quem foi detectado com sintomas da doença ou que já se encontravam em tratamento.
A semana “Novembro Azul” terminou na cidade de Inocência, na região do Bolsão, onde na manhã do sábado cerca de 150 homens participaram da palestra e receberam atendimento médico da equipe oncológica do Dr. Jamal.
CÃNCER DE PRÓSTATA – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Atenção: Essa informação pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde e participe das palestras orientativas realizadas por grupos como o liderado pelo Dr. Jamal.