Nesta sexta-feira (20) de setembro, celebra o Dia do Gaúcho. Esta data é uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha, em 20 de setembro de 1835.
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o governo imperial do Brasil, que durou aproximadamente 10 anos. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
Segundo contexto histórico, por meio da lei de número 4.850 de 11/12/1964, promulgada pela Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro, foi oficializado como Dia do Gaúcho.
Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles, shows, as gaúchas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Embora muitos gaúchos andem pilchados o ano inteiro.
A Semana Farroupilha é motivo de orgulho para a memória de muitos gaúchos. Ela ressalta o sentimento de pertencimento à 'República Rio-Grandense' e faz vibrar no peito a tradição e os costumes desse povo tão característico no sul do Brasil.