A renomada rede varejista H&M confirmou que abrirá suas primeiras lojas no Brasil no segundo semestre de 2025. Com planos ambiciosos para o mercado brasileiro, a empresa sueca de moda pretende estabelecer lojas em todos os Estados do país em até três anos, ou até antes disso, dependendo do avanço das operações. A previsão é de inaugurar até nove unidades por ano. A estratégia da H&M inclui a oferta de produtos a preços acessíveis, conforme afirmou Maria Fernanda de Luca, diretora financeira da empresa no Brasil. Além de produtos importados, a rede também venderá itens produzidos nacionalmente, após uma mudança de estratégia definida pelo comando global da empresa. A H&M é a segunda maior varejista de fast fashion do mundo, ficando atrás apenas da espanhola Zara. O modelo de fast fashion consiste em desenhar, fabricar e vender grandes quantidades de roupas, geralmente com materiais de baixo custo.
Durante um evento, a executiva financeira mencionou que a empresa teve que explicar aos controladores na Suécia sobre as complexidades do mercado brasileiro, incluindo regulações e burocracias. Segundo ela, essas questões geram “certa vergonha” ao tratar do assunto, pois o processo para obter certificações e liberações é demorado e surpreendeu os controladores estrangeiros, que não compreendiam totalmente essas dificuldades.
*Com informações de Bruno Meyer
*Reportagem produzida com auxílio de IA