Museu de Nova Andradina ganha novo fôlego com parceria entre FUNAC e UFMS
Projeto da UFMS vai promover educação patrimonial, cursos e eventos para valorizar a cultura e a história regional
A Fundação Nova-andradinense de Cultura (FUNAC) renovou a parceria com o curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA) para fortalecer as atividades do Museu Histórico e Cultural "Antônio Joaquim de Moura Andrade". A iniciativa integra o projeto de extensão "Viva o Museu", que busca transformar o espaço em um polo dinâmico de cultura, aprendizado e preservação da história local.
Em reunião nesta semana, o diretor-presidente da FUNAC, Rodrigo da Silva Souza, e a professora Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski alinharam as diversas etapas do projeto, que incluem a catalogação do acervo, a oferta de cursos e oficinas, além de eventos voltados à educação patrimonial e à valorização do patrimônio cultural regional.
A nova fase da parceria dá continuidade ao trabalho realizado no ano anterior, com o projeto "Acervo Documental do Museu Histórico e Cultural Antônio Joaquim de Moura Andrade", que promoveu a higienização, digitalização e organização do acervo documental do museu.
Além de preservar a memória histórica da cidade e da região do Vale do Ivinhema, a parceria visa ampliar o acesso da comunidade ao museu, reforçando seu papel como um espaço vivo e acolhedor, onde histórias e memórias se encontram e se perpetuam.