O estado de São Paulo registrou mais de 6.700 focos de incêndio de 1º de janeiro a 11 de setembro deste ano. De acordo com o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esse número representa quatro vezes mais que no ano passado inteiro, e está próximo do recorde da série histórica, de quase 7.300 focos, em 2010.
Nessa quinta, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros combatiam incêndios florestais em 19 cidades. Eles mantêm até este sábado o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado.
E sobrou até para o próprio Inpe, que monitora queimadas por satélite. Nessa quinta, o fogo se alastrou pelo terreno da unidade, na altura do quilômetro 40 da Via Dutra. Mas, brigadistas do instituto e da Defesa Civil conseguiram controlar o fogo por volta das 10 e meia da noite.
Segundo a Defesa Civil, 90% dos incêndios acontecem por ação humana. E é muito difícil conter e identificar os autores do fogo.
Até o momento, 21 pessoas já foram presas em São Paulo sob suspeita de colocarem fogo em área de vegetação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, nove já foram soltas.
Meio Ambiente Dados foram atualizados até 11 de setembro. São Paulo 01/10/2024 - 14:52 Leila dos Santos / L Pedrosa Leandro Martins, repórter da Rádio Nacional Queimadas São Paulo terça-feira, 1 Outubro, 2024 - 14:52 1:21