A população de Rio Brilhante terá um mutirão para emissão de carteiras de identidade. A ação foi solicitada pelo deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública confirmou que o mutirão será realizado pelo Instituto de Identificação "Gonçalo Pereira", no próximo dia 19, a partir das 9h.
"A intenção é facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelos Postos de Identificação, considerando a grande procura pela emissão de novos registros e pela 2ª via de identidade civil", explicou o deputado. A medida é importante principalmente para os jovens que necessitam do documento com urgência, permitindo que participem de processos seletivos de trabalho ou estudos.
A Coordenadoria Geral de Perícias orientou a necessidade de distribuição de senhas para o atendimento nos períodos matutino e vespertino e informou a lista de documentos necessários para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN). Os interessados solteiros deverão apresentar a Certidão de Nascimento original e os casados devem levar a Certidão de Casamento original. Também serão exigidos nos casos específicos a Averbação do Divórcio e o Certificado de Naturalização.
Para a confecção da CIN, é necessário que a pessoa apresente o CPF com situação regular na Receita Federal. O requerente com menos de 16 anos sem o CPF precisa levar a Certidão de Nascimento e estar acompanhado por um responsável com documentação. Também serão exigidos comprovantes de residência com CEP válido. Os números de alguns documentos opcionais podem ser incluídos na CIN, como por exemplo a CNH, o Cartão do SUS, o Título de Eleitor, a Carteira Profissional, o PIS/Pasep e o Registro Militar, além do tipo sanguíneo.