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Anvisa apresenta novas imagens contra fumo em embalagens de cigarros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou nesta sexta-feira (18) novas propostas de imagens para campanhas de produtos derivados do tabaco.

Por Midia NAS em 19/10/2024 às 08:45:37
Foto: Agência Brasil - EBC

Foto: Agência Brasil - EBC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou nesta sexta-feira (18) novas propostas de imagens para campanhas de produtos derivados do tabaco. Essas imagens serão exibidas nas embalagens de produtos como cigarros e charutos, bem como nos expositores de estabelecimentos comerciais.

O objetivo é criar representações mais impactantes e diretas, visando atingir o público de forma eficaz. A Anvisa destaca que as advertências sobre os riscos à saúde dos produtos fumígenos precisam ser renovadas periodicamente para garantir que continuem a comunicar, de forma eficiente, os principais malefícios associados ao consumo de tabaco e suas substâncias nocivas.

"Essas advertências são uma das campanhas de saúde pública mais eficazes no Brasil, desempenhando um papel crucial no combate ao tabagismo", afirmou a agência em comunicado oficial.

Novas imagens e alertas

O novo conjunto gráfico conta com sete imagens que ilustram os danos causados pelo tabagismo, como aborto, cegueira, câncer e morte, acompanhadas de mensagens que destacam o sofrimento, a dor e o desespero provocados pelo consumo. As advertências são apresentadas em tons de amarelo chamativos, com o objetivo de captar a atenção dos consumidores.

Essas imagens, que serão aplicadas em embalagens de produtos como cigarros, charutos e fumo para cachimbo, podem ser visualizadas online. Nos expositores e mostruários, as mensagens focam nos impactos do fumo passivo e nos riscos à saúde pública.

O material publicitário também contará com QR Codes, permitindo que os usuários acessem informações em áudio sobre os riscos do tabagismo, facilitando o acesso de pessoas com deficiência (PCD) às advertências.

Próximos passos

As propostas apresentadas na audiência pública desta sexta-feira serão analisadas por uma equipe técnica, que consolidará as sugestões para a criação de uma nova norma da Anvisa. A Diretoria Colegiada (Dicol) da agência votará a regulamentação, que deve definir a frequência das mudanças nas campanhas, com uma previsão de duração das novas imagens até 2027.

Histórico

O Brasil adota modelos de advertências em embalagens de produtos derivados do tabaco desde 2001, com atualizações em 2001, 2003, 2008 e 2017. O país foi o segundo no mundo a implementar imagens nas advertências sanitárias, seguindo uma recomendação da Assembleia Mundial da Saúde em 2000.

Tags:   Saúde
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