Secretaria de Saúde oferta 300 vagas para curso de autocuidado e saúde mental em MS
Para participar é preciso possuir diploma de nível superior e atuar em equipes multiprofissionais de Saúde da Família ou UBS
Até esta quinta-feira (25), profissionais de saúde de Mato Grosso do Sul podem se inscrever no curso "Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental". A qualificação gratuita visa aprimorar conhecimentos dos profissionais de saúde por meio de práticas integrativas e complementares, com foco no autocuidado e na saúde mental.
O curso busca capacitar 300 profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde), especialmente aqueles que atuam em municípios da Rota Bioceânica, com população abaixo de 70 mil habitantes e que não dispõem de CAPs (Centro de Atenção Psicossocial).
Conforme Patrícia Mecatti Domingos, responsável técnica da SES, o curso visa promover a integração de práticas de autocuidado e saúde mental, por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
"Esse curso de atualização para os profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) vai impactar nas práticas de autocuidado e também de bem-estar. Temos o objetivo de fortalecer as experiências existentes em alguns municípios", afirma.
O curso consiste em uma iniciativa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ESP (Escola de Saúde Pública) Dr. Jorge David Nasser e da área técnica de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). Além disso, conta com a parceria do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde da Fiocruz-PE (Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco).
Para participar, os interessados precisam possuir diploma de nível superior e atuar em equipes multiprofissionais de Saúde da Família ou UBS (Unidade Básica de Saúde).
De acordo com o edital, o curso tem carga horária total de 120 horas, o curso ocorre em formato híbrido, com atividades online e dois encontros presenciais. As inscrições ocorrem por meio do link: https://sistemas.saude.ms.gov.br/.