O que é política? O que é o Poder Legislativo? O que faz um parlamentar? Essas foram perguntas que conduziram o encontro da deputada Gleice Jane (PT) com os alunos e professores da Escola Estadual João Ponce de Arruda, do município de Três Lagoas. A visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aconteceu na manhã desta quinta-feira (24).
Para a deputada, a visita institucional é uma forma de estimular os jovens a ocuparem espaços de poder. "Precisamos inspirar os jovens a pensar de forma crítica e a entender que a política é um lugar que eles também podem ocupar. Eles precisam conhecer a política, que é a arte do diálogo. Político não é política, é uma ferramenta da política, assim como o cidadão", disse Gleice.
A parlamentar explicou que a política não deve ser associada apenas ao período eleitoral. "A política está presente em toda a vida social. Ela está, por exemplo, nas decisões da comunidade escolar e na atuação de diferentes setores da sociedade. As ações discutimos hoje para que sejam alcançadas no futuro. Conhecendo o que de fato é política, tomamos decisões coerentes, sejam elas individuais ou coletivas. A política é um lugar que os jovens podem e devem ocupar", salientou.
A professora Cibele Guedes dos Santos disse que a visita institucional faz parte de um projeto escolar para fomentar o protagonismo dos jovens. "Muitos jovens têm uma imagem ruim da política. Por isso, nossa escola ajuda o aluno a entender melhor como funciona o sistema político e a importância do seu envolvimento. É essencial promover ações educacionais para que os estudantes tenham uma postura protagonista na vida", afirmou a professora.
Karen Yonara, aluna do 1º ano do Ensino Médio, falou da experiência de conhecer à Casa do povo. "Aprendemos que as decisões políticas tomadas hoje afetam diretamente o nosso futuro. Como, por exemplo, os impactos com a implantação do Novo Ensino Médio. Levo daqui o desejo de continuar aprendendo sobre política, para ser capaz de analisar diferentes pontos de vista e tomar decisões conscientes", revelou a jovem.