A previsão para o próximo domingo (27) é de eleição equilibrada entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) na disputa para o segundo turno da eleição em Campo Grande. Na reta final, muitas pessoas ainda estão em dúvida sobre quem escolher para administrar a Capital nos próximos quatro anos.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
Para facilitar a vida do eleitor, que não tem muita paciência para propaganda política ou consulta a todo programa de governo, a reportagem pediu que as campanhas de Adriane e Rose enviassem as principais propostas para os problemas mais citados pela população em Campo Grande.
A reportagem solicitou propostas para Saúde, Educação, transporte, segurança, asfalto e servidores públicos. Confira o que planejam as candidatas, caso eleitas:
Saúde
Adriane Lopes
Construção do Hospital Municipal, que contará com salas de diagnósticos, 188 leitos de enfermaria, 20 CTIs, 10 salas de cirurgias e 49 leitos de pronto atendimento. Irá comportar exames laboratoriais, cateterismo, biopsias, ressonâncias, colonoscopia, endoscopia, especialidades cardiológicas, neurologia, oftalmologia, pneumologista, entre outros.
Criação do PAI (Pronto Atendimento Infantil) em outras regiões da cidade, como já existe no Tiradentes. Criação do Centro de Saúde do Idoso, fortalecimento da Atenção Primária, investimento em tecnologia, ampliação da telessaúde e modernização no processo de compra de materiais, medicamentos e insumos e reestruturação das unidades de saúde (reformas).
Rose Modesto
Realização de mutirões de exames e cirurgias para reduzir a fila de 70 mil pessoas que aguardam por procedimentos médicos, repactuando com os oito hospitais de Campo Grande para realizar o atendimento à população.
Descentralização do modelo de compra dos medicamentos com criação da Central de Compras na SESAU e implantação de um sistema mais moderno de controle de almoxarifado, que indique, com antecedência, quando os estoques de remédio baixarem para que sejam imediatamente providenciadas as compras.
Educação
Adriane Lopes
Ampliar novas salas de aula nas unidades que tiverem maior demanda, concluir as obras das EMEIs (Jardim Talismã, Jardim Radialista, Popular, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville, Jardim Nashville e Jardim Anache) e fazer o reordenamento de vagas da Educação Infantil para atender a demanda reprimida da rede municipal de ensino.
Investir na manutenção das unidades, implementando novas áreas verdes e melhorando e ampliando os espaços de recreação para as atividades físicas e de convívio. Continuar com as ações que estão equipando todas as escolas com internet de alta velocidade, câmeras de videomonitoramento, mobiliário escolar, dispositivos modernos de laboratórios, tablets e sistemas computacionais para uso educacional.
Rose Modesto
Zerar a fila de espera nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) com a conclusão das obras inacabadas, dez novas escolas, com a finalização das 166 salas de aula modulares e, se necessário, convênio com o estado para transferir algumas turmas.
Implementar o programa Reeducacg, com plataforma digital para avaliação constante de aprendizagem que norteará intervenções pedagógicas de reforço escolar. Em paralelo, o programa vai oferecer também formação continuada para os professores.
Transporte
Adriane Lopes
Investimentos na melhoria da infraestrutura das vias e a modernização dos terminais de transbordo e pontos de embarque e desembarque. Implantação de veículos coletivos com combustíveis limpos a partir de ônibus elétricos e movidos a gás natural veicular (GNV) para substituição da frota; requalificar os acessos aos equipamentos públicos no entorno dos terminais de transbordo, melhorando a caminhabilidade e incentivando o uso de transportes não motorizados, por meio de obras e ações de acessibilidade; construção, requalificação e interligação de ciclovias; padronização de calçadas; paisagismo e iluminação eficiente.
Rose Modesto
Modernizar a mobilidade urbana, criar vias rápida para BRTs, ônibus de maior velocidade, construir 4 novos terminais e por lupa no contrato com o Consorcio Guaicurus, para exigir cumprimento das cláusulas. Caso contrário, romper o contrato.
Segurança
Adriane Lopes
Estabelecer parcerias e ampliar o número de câmeras de videomonitoramento e vigilância por drones em vias públicas, nas entradas e saídas da cidade, nos bairros com maior incidência de violência e em parques e praças. O Centro de Formação Técnica da Guarda Civil Metropolitana será reestruturado, com estande de tiro, salas de aula e de câmaras técnicas visando a formação contínua da grade curricular municipal de segurança pública, incluindo capacitações para execução de ações de inteligência e de contra inteligência policial e direção defensiva, ofensiva e evasiva.
Rose Modesto
Fortalecer a Guarda Civil Metropolitana, construir sedes nas regiões, investir em equipamentos, veículos e reforçar a ronda escolar. Ampliar a central de videomonitoramento, implantar muralhas digitais nas áreas de maior criminalidade e integrar a GCM com as Polícias Civil e Militar, para prevenir o aumento da violência.
Asfalto
Adriane Lopes
Pavimentar mais de 400 km de vias, correspondentes a 50% das ruas não asfaltadas da capital, o que representará um avanço significativo para a qualidade de vida da população de todas as regiões urbanas da cidade.
Adequar e ampliar as redes de drenagem, combater os pontos de alagamentos e de possíveis enchentes. Vamos requalificar e recapear vias estruturantes e importantes para a mobilidade da cidade, dando continuidade no programa de recapeamento da malha viária que já estamos, além de priorizar os corredores de mobilidade urbana, vias de interligação entre bairros e regiões, corredores comerciais, culturais e gastronômicos.
Rose Modesto
Asfaltar mais 350 km de vias, buscando parceria com o Governo Federal e Governo Estadual para atingir esse objetivo. Serão priorizados os bairros mais antigos com ruas sem pavimentação.
Elaborar o plano de requalificação viária para diagnóstico, prognóstico, programa e previsão orçamentária que vai nortear todas as decisões na infraestrutura para a cidade nos próximos 20 anos.
Servidor público
Adriane Lopes
Continuará reafirmando seu compromisso de seguir promovendo avanços estruturais, garantindo a valorização do servidor. Efetivação do concurso da Educação, abrindo mais de 4 mil vagas para cargos efetivos administrativos.
Rose Modesto
Valorização dos servidores municipais, cumprindo todos os benefícios em lei, seguindo os planos de cargos e carreiras das categorias. Realização de concurso púbico para acabar com a defasagem de servidores dentro das pastas da prefeitura. Será priorizada a indicação de servidores de carreira para cargos de chefia dentro da estrutura municipal.