Em tradicional benção das canetas, candidatos se apegam à fé para mandar bem no Enem

As missas ocorrem às 15h e 19h desta quinta-feira

Missas acontecem nesta quinta-feira (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Missas acontecem nesta quinta-feira (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Nos dias 3 e 10 de novembro, milhões de jovens e adultos participarão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o Brasil. Apenas em Mato Grosso do Sul, cerca de 65 mil pessoas estão inscritas para a prova - principal porta de entrada para a educação superior no país.

Por isso, nesta quinta-feira (31), o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza a tradicional bênção das canetas durante as missas. Serão três celebrações ao longo do dia: a primeira, realizada às 9h. E mais duas, às 15h e às 19h.

"Essa missa já é uma tradição aqui no Santuário. Todos os anos nós realizamos essa celebração que é um momento de oração, de espiritualidade para os nossos estudantes que realizarão o Enem. Durante todo dia e até durante o final de semana, nós receberemos aqui estudantes que vêm rezar pedindo a graça de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para realizarem o Enem", conta o Pe. Reginaldo.

Canetas disponíveis aos fiéis (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em 2024, a expectativa é que cerca de 2 mil estudantes participem das missas. O maior público é aguardado na missa da noite, quando os candidatos terão mais tempo disponível para participar. "Nós sabemos que os estudantes que se preparam para o Enem vêm de uma jornada estressante de estudos. É muita cobrança, muita exigência, muitos estão ansiosos, nervosos, tensos. É nessa hora que a espiritualidade, a oração e a fé vem pra ajudar, contribuindo para o bem-estar, para que as pessoas fiquem tranquilas e calmas", acrescenta.

Suporte no momento difícil

Letícia dos Santos Duarte, de 17 anos, participará do Enem 2024 visando um único objetivo: a medicina. Com fé atrelada a uma rotina intensa de estudos, a jovem participou da missa das 9h.

Letícia participou da missa de bênçãos (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

"Quero medicina na Federal, então vou tentar aqui e em outros estados também. Acho que a missa é importante não só para a gente cultivar nossa fé, mas para ter um suporte nesse momento, que é um momento tão difícil na vida dos vestibulandos, não só para mim, mas acho que para todo mundo que está prestando, independente do curso", explica a estudante.

Conforme Letícia, a celebração significa um momento de paz com Deus, e uma oportunidade para relaxar e deixar toda a ansiedade de lado. "Acho muito importante vir na missa nesse dia. Recomendo para todos os vestibulandos".

O Santuário Estadual Nossa Senhora Perpétuo Socorro fica na Avenida Afonso Pena, 377, Amambai. Os candidatos que não puderem participar das missas podem comparecer na secretaria do Santuário em qualquer horário para receber a bênção. No Santuário algumas canetas estarão disponíveis para quem não tiver uma ou quiser presentear um candidato.