PMNAS

Lobo mau: Operação tem mandados em MS e prende homem com centenas de vĂ­deos de pornografia infantil

Em MS foi cumprido mandado de prisão em NaviraĂ­ e um de busca e apreensão em Dourados

Por Midia NAS em 31/10/2024 às 15:52:20
(Divulgação PCMS)

(Divulgação PCMS)

A PolĂ­cia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (31) a Operação "Lobo Mau" contra uma ampla rede criminosa envolvida na produção, no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conhecido como CSAM (Child Sexual Abuse Material).

Um mecânico, de 19 anos, foi preso em NaviraĂ­. Com ele foram encontrados centenas de vĂ­deos contendo CSAM, espalhados em diversos aplicativos de mensagens, atravĂ©s de grupos voltados especificamente para esse crime.

Em Dourados, a polĂ­cia cumpriu mandado de busca e apreensão de equipamentos informĂĄticos na residĂȘncia de um atendente de lanchonete, de 46 anos.

A ação foi coordenada pela DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) e contou com apoio do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados e da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) em NaviraĂ­.

A operação Ă© nacional sendo cumpridos 94 mandados de busca e um de prisão em 20 Estados e no Distrito Federal. A mobilização foi feita com equipes especializadas das PolĂ­cias Civis e dos MinistĂ©rios PĂșblicos do Acre, Bahia, Distrito Federal, GoiĂĄs, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, ParĂĄ, ParaĂ­ba, ParanĂĄ, Pernambuco, PiauĂ­, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe. TambĂ©m contou com a participação das PolĂ­cias Militares dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

Dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteĂșdo estão sendo apreendidos para anĂĄlise forense e as autoridades esperam que a ação contribua para a identificação de outros envolvidos na rede, alĂ©m de reforçar a necessidade de atuação conjunta, e contĂ­nua, no combate a esse tipo de crime.

Nacional

A Operação faz parte de uma força-tarefa, coordenada pelo MinistĂ©rio PĂșblico, por meio do Gaeco de São JosĂ© do Rio Preto, a PolĂ­cia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Deinter 5, que contou com o apoio da AgĂȘncia de Investigação Interna (Homeland Security Investigations - HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.

Segundo a polĂ­cia, com o avanço das investigações foi possĂ­vel descobrir a existĂȘncia de um nĂșmero muito expressivo de criminosos que, dissimulando o fato de serem adultos, entram em contato com as crianças e adolescentes por meio de variados tipos de plataformas digitais, para induzi-las a produzir conteĂșdo de nudez e atĂ© mesmo de sexo, com a finalidade de consumir o material produzido e depois distribuĂ­-lo em grupos fechados de troca de mensagens, como o Telegram, o Instagram, o Signal e o WhatsApp, inclusive em jogos como o Roblox.

"Lobo Mau"

O nome da operação faz referĂȘncia justamente ao criminoso predador sexual que se esconde atrĂĄs de uma fachada de normalidade para se aproximar da vĂ­tima, ganhar a confiança dela e depois atacĂĄ-la, situação que Ă© potencializada enormemente no ambiente virtual, onde as pessoas não se veem.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

ComentĂĄrios

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2