Em comemoração à Semana Municipal da Leitura instituída pela Lei Municipal nº 2603/2018, de autoria da então vereadora Janete Córdoba, a Escola Municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi convidou o escritor amambaiense Rogério Fernandes Lemes para apresentar aos alunos suas obras infantis. O evento marcou o encerramento das atividades literárias e contou com a participação entusiástica de cerca de 400 crianças, que tiveram a oportunidade de se envolver com o universo imaginário do personagem Nicolas, um garotinho de cinco anos de idade que visita lugares encantados, em companhia do robô Lipe em um lindo foguete.
Durante as atividades o autor, que é o atual presidente da Academia Amambaiense de Letras compartilhou sua experiência no seu processo criativo por trás de seus três livros infantis da série "As Aventuras de Nicolas". As obras, que encantaram o público infantil, estão distribuídas em três volumes publicados: "As aventuras de Nicolas e o robô do espaço", 2017; "As aventuras de Nicolas e o reino das biolapas", 2019 e, "As aventuras de Nicolas na Escola", 2020.
Sob olhares atônitos e atentos, Rogério respondeu a perguntas sobre as histórias, especialmente a parte onde o personagem Nicolas cria uma "bola de família" com seus pais. O entusiasmo e a alegria do autor contribuíram para um ambiente de aprendizado, diversão e muitas participação dos pequenos leitores. Ao término da contação de história, as crianças puderam registrar o momento mágico com fotos e claro, uma bola de família com o autor.
A Semana Municipal da Leitura é uma iniciativa importante para motivar o hábito da leitura entre os pequenos leitores. Para Rogério, "eventos como esses no ambiente escolar são fundamentais para cultivar o amor pelos livros e estimular a criatividade das crianças", concluiu.
Com esta ação, a Escola Municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi reafirma seu compromisso com a educação e a cultura, ao promover experiências que enriquecem o aprendizado e formam novos leitores.
Rogério é filho de Amambai e há 20 anos reside em Dourados, onde recebeu em dezembro de 2019 o título de cidadão douradense. Atualmente conta com sete livros publicados, dentre os três de literatura infantil, os gêneros de conto, crônicas, literatura de cordel e poesia fazem parte de suas obras.