Em visita ao Mediterrâneo, Beto Pereira busca inovações para o setor portuário
O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) conclui hoje (11) a sua participação na missão internacional Brasil Export 2024, que percorreu países do Mediterrâneo, como Itália, Espanha, Tunísia e França.
O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) conclui hoje (11) a sua participação na missão internacional Brasil Export 2024, que percorreu países do Mediterrâneo, como Itália, Espanha, Tunísia e França.
Ao longo de mais de uma semana, Pereira e outros 75 integrantes, entre parlamentares e líderes empresariais, visitaram portos e centros logísticos, discutindo inovações e estratégias que possam aprimorar a infraestrutura e eficiência portuária brasileira.
O Brasil Export 2024, que promove o diálogo sobre logística e atividade portuária, contou com visitas técnicas a locais estratégicos. A comitiva passou por cidades como Gênova, Pompeia, Nápoles e Palermo, antes de seguir para Túnis, Barcelona e encerrar o circuito em Marselha.
O objetivo é fomentar a troca de conhecimentos e identificar tecnologias que viabilizem operações mais sustentáveis e ágeis, com atenção especial à economia azul, conceito que une crescimento econômico e preservação dos recursos marinhos.
Para Pereira, a experiência tem sido essencial para fortalecer a competitividade brasileira no comércio internacional. "A missão Brasil Export nos conecta às principais tendências do setor portuário, reunindo grandes empresários e especialistas em logística para discutir a implementação de inovações", destacou o deputado.
"O nosso compromisso é agilizar o desembaraço portuário, aprimorar a infraestrutura dos portos e trabalhar com o Legislativo para criar uma base sólida de legislações que garantam eficiência."
A economia azul, conceito central nas discussões, busca a utilização sustentável dos recursos oceânicos, e o Brasil tem se posicionado como um protagonista nas exportações de soja e milho.
Com recorde de exportações em Mato Grosso do Sul, o estado atingiu US$ 10,5 bilhões em 2023, consolidando-se como peça fundamental no agronegócio nacional. Esse crescimento reforça a necessidade de investimentos e de uma legislação mais robusta para acompanhar o avanço da demanda.
Segundo Pereira, o intercâmbio com os portos e práticas europeias complementa uma série de experiências que ele e outros parlamentares e executivos vêm acumulando. Em 2023, outra comitiva esteve no Japão e em Singapura para conhecer inovações na Ásia.
"É um aprendizado essencial para que o Brasil não apenas acompanhe, mas possa liderar avanços em logística e sustentabilidade no cenário global," concluiu o deputado.