A Associação Atlética Portuguesa anunciou nesta segunda-feira (11) que se tornou uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e busca se destacar no cenário nacional com o novo modelo de gestão. O clube se torna a primeira SAF do futebol de Mato Grosso do Sul.
Em coletiva nesta tarde, o presidente da Lusa, Gilmar Ribeiro, o Mazinho, detalhou a nova fase do clube. Com a mudança de governança, a Associação Atlética Portuguesa passa a se chamar Futebol Clube Pantanal SAF.
"Eu acredito que o planejamento; o processo; o investimento é o caminho para que o futebol seja reestruturado, reerguido e resgatado. E esse é o caminho que a gente está seguindo. O Pantanal não está começando hoje, não está começando no dia que a Junta Comercial liberou a inscrição. Ele começou quando a gente se juntou na Série B de 2023 e percebeu que existe um caminho. Só que o caminho não é curto e depende de muito trabalho e de muito desenvolvimento", diz Mazinho.
As SAFs se tornaram possíveis após a criação da Lei da SAF, em 2019. A legislação estimula que times de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. O presidente ainda informou que em cerca de 10 dias o clube apresenta qual será a fonte de recursos, já que como Sociedade Anônima, não recebe recursos públicos.
Para o presidente da Federação de Futebol de MS, Estevão Petrallas, a transformação da Portuguesa em SAF foi um ato de bravura da diretoria e pode ser o início da transformação do futebol sul-mato-grossense.
"O futebol no estado de Mato Grosso do Sul não tem opção que não seja a inovação, e neste sentido, a Federação tem a obrigação de ajudar seus filiados, pois iremos subir todos juntos, ou iremos imergir individualmente", disse Petrallas.
Planos como SAF
Como SAF, o clube deve se comprometer com a criação de programas voltados ao desenvolvimento social e da educação. Entre os planos está fundar polos no interior do Estado com projetos sociais para as categorias de base.
Conforme o técnico e gestor de futebol, Glauber Caldas, a FC Pantanal está buscando recursos e a longo prazo quer chegar no cenário nacional. Em 2024, Glauber levou a Lusa para a semifinal do Campeonato Estadual Série A. O treinador também garante que busca "ir além em 2025".
Os dirigentes se reúnem na quarta-feira (13), às 14h, na sede da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) para o Conselho Arbitral da Série A 2025.
Além da diretoria da Portuguesa, participaram da coletiva o consultor da SAF, Marcos Derzi, e o assessor de assuntos ligados ao esporte do Governo de MS, Júlio Brandt.