BNDES divulga relação final de candidato por vaga na seleção pública de 2024
Lista atualizada leva em consideração só os candidatos presentes na aplicação das provas No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reuniu 42.
Lista atualizada leva em consideração só os candidatos presentes na aplicação das provas
No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reuniu 42.767 candidatos em todas as capitais do país. Realizadas em 2.787 salas de 125 estabelecimentos, as provas tiveram presença de 47,06% dos inscritos.
Ao todo, são oferecidas 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. Pela primeira vez na história, o Banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras. Além disso, a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD) é de 15%.
A relação atualizada de candidatos presentes versus o nº de vagas do certame mostra que a ênfase mais concorrida foi a de Arquitetura e Urbanismo. Foram 2.362 presentes para as duas vagas oferecidas, gerando uma densidade de 1.181 candidatos por vaga. Já a ênfase com o maior número de presentes foi a de Engenharia, com 7.084 presentes disputando 25 vagas.
“A prova foi muito rigorosa, o que foi importante para o BNDES selecionar 450 novos funcionários, que terão uma carreira de primeira linha. Esses servidores são o futuro do Banco e reforçarão um corpo funcional com um nível intenso de produtividade, eficiência e dedicação. O BNDES no governo do presidente Lula retomou a sua trajetória de crescimento”, disse o presidente da instituição, Aloizio Mercadante.
Com o maior número de pessoas negras presentes, a ênfase de Administração teve 1.203 candidatos disputando cinco vagas reservadas para pessoas negras.
Na modalidade exclusiva para pessoas com deficiência, a maior concorrência é para Comunicação Social. São 170 candidatos disputando uma vaga reservada.
Do total de 90.871 inscritos, 42.767 candidatos fizeram as provas objetiva e discursiva, que ocorreram em dois turnos, no dia 14 de outubro. A abstenção, de 52,94%, foi semelhante à registrada no Concurso Nacional Unificado e abaixo da seleção do Banco Central, que ficou em 62,2%.
A nota preliminar da prova discursiva será divulgada no próximo dia 27 de novembro e a nota final, após recursos, no dia 13 de dezembro. No dia 30 de janeiro de 2025, sairá a lista final de aprovados e os classificados para o cadastro de reserva.