Entre os dias 16 e 22 de novembro, o azeite se destacou como o item mais vendido nas compras online, conforme dados da consultoria Ebit|Nielsen. As marcas Terra de Camões e Andorinhas, com seus azeites extra virgem, foram as mais procuradas pelos consumidores. Na primeira quinzena do mês, o produto já ocupava a segunda posição em vendas, apresentando um crescimento de 31,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, os preços do azeite sofreram um aumento expressivo, com uma inflação que chega a quase 50%. Além do azeite, outros produtos que chamaram a atenção dos consumidores foram cosméticos, como o óleo de restauração capilar da L’Oréal e o creme hidratante da Cerave, que também se destacaram nas vendas.
A pesquisa da Nielsen analisa os principais sites de e-commerce do Brasil e investiga os hábitos de compra dos consumidores em um período que antecede a Black Friday, marcada para esta sexta-feira, 29 de novembro. Em 2024, a expectativa é que as compras sejam mais distribuídas ao longo do mês, com cerca de 25% dos consumidores optando por realizar suas compras na semana da Black Friday, em vez de concentrar tudo apenas na sexta-feira. A Black Friday, que teve sua origem nos Estados Unidos, ocorre na quarta sexta-feira de novembro e sinaliza o início da temporada de compras de fim de ano no Brasil.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA