Ciclone-bomba coloca MS em alerta para tempestade até a quarta-feira
Todo o Mato Grosso do Sul está em alerta para a ocorrência de tempestade ao longo dos próximos dois dias.
Todo o Mato Grosso do Sul está em alerta para a ocorrência de tempestade ao longo dos próximos dois dias. O aviso foi emitido mais cedo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão aponta para chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos para todos os 79 municípios do estado.
O alerta está classificado na cor laranja, que representa grau de Perigo, sendo válido até às 10 horas de quarta-feira (04).
Chuva é efeito de ciclone-bomba
A meteorologia explica que uma área de baixa pressão se desloca na Argentina, dando origem a um ciclone extratropical.
No decorrer desta segunda-feira, o ciclone se afasta rapidamente do continente à medida que se intensifica, convertendo-se em ciclone do tipo bomba no Atlântico Sul.
O processo de formação do ciclone, porém, deve provocar onda de tempestades em toda a região Sul do País e também em Mato Grosso do Sul.
O ciclone-bomba, caracterizado pela queda brusca de pelo menos 24 milibares na pressão atmosférica em 24 horas, ocorre quando massas de ar quente e frio se encontram, gerando ventos fortes e chuvas intensas.